• Entrar
  • Cadastrar
Alimentos sujos nunca mais! Aprenda como higienizar frutas, legumes e verduras do jeito certo com essas dicas INFALÍVEIS
Vem aprender como higienizar frutas, legumes e verduras do jeito certo!

É normal que muitos dos vegetais que compramos venham com algum resquício de sujeira e, por isso, precisamos nos atentar aos cuidados necessários que devemos ter com eles antes de consumir. Como você sabe, o TudoGostoso está sempre ensinando dicas de como guardar os alimentos do jeito certo, facilitando a sua rotina e melhorando a alimentação. Então, é claro que não poderíamos deixar de ensinar como higienizar frutas, legumes e verduras do jeito certo! Vem aprender com a gente porque é bem fácil. Confira!

como higienizar frutas, legumes e verduras do jeito certo Aprenda de uma vez por todas como higienizar frutas, legumes e verduras do jeito certo!

Como higienizar frutas, legumes e verduras: aprenda as dicas do TudoGostoso

Antes de começarmos, é importante ressaltarmos que existem alguns vegetais que não precisam ser higienizados profundamente, como é o caso dabatata, da cebola, do alho, da banana, da mandioca. Isso porque eles possuem cascas protetoras bem grossas que removemos ao cozinhar ou comer.

Além disso, esses mesmos alimentos não devem ser deixados de molho porque podem sofrer alterações na textura. Os demais alimentos podem e devem ser higienizados em uma solução com água sanitária, mas não se preocupe que explicaremos tudo a seguir!

Como higienizar tubérculos, cebola e alho

Os tubérculos como batata, batata-doce, batata-baroa, mandioca etc devem ser limpos usando um pano úmido ou uma escovinha, para retirar toda potencial terra que possa conter nelas.

Elas ainda podem ser lavadas rapidamente com água corrente e detergente, mas devem ser secadas imediatamente após. Ah, e esse processo é melhor ser feito minutos antes de consumir.

A cebola e o alho podem ser higienizados rapidamente com um pano úmido, embora não seja extremamente necessário, já que você provavelmente irá descartar as cascas. Depois disso, é só usar normalmente.

E quem tem o costume de deixar o alho de molho na água para ajudar a descascar melhor, pode continuar mantendo esse costume, mas saiba que ele só possui essa finalidade mesmo.

Lembrando que os tubérculos, a cebola e o alho devem ser mantidos fora da geladeira enquanto ainda estão com casca. Apenas depois devem ser refrigerados.

Como higienizar frutas, legumes e verduras com água sanitária

Os demais alimentos que mais consumimos no dia a dia devem ser higienizados em uma solução de água com água sanitária. Mas atenção! Nada de sair usando qualquer tipo de água sanitária, não, viu? É necessário usar uma específica para esse fim, e essa informação sempre vem nos rótulos.

Com a água sanitária certa, coloque os vegetais que deseja higienizar em uma bacia ou outro recipiente fundo. Adicione água de litro em litro, anotando quantos litros usou ao final. Em seguida, acrescente a água sanitária. A proporção é de 1 colher (sopa) de água sanitária para cada litro de água usado.

Deixe os vegetais de molho por 15 minutos nessa solução. Passado esse tempo, descarte e enxague-os bem, em água corrente. Seque bem e é só armazenar! Viu que fácil?

Seguindo essas dicas, você garante uma alimentação mais saudável e com menos riscos de contrair doenças. Para mais dicas, continue acessando o blog do TudoGostoso!

Veja mais:

Pare de guardar bebida na porta da geladeira agora mesmo! Vem que o TudoGostoso te explica por quê!

Evite guardar feijão no pote de sorvete: entenda por que hábito prejudica a saúde

Temas relacionados