A geladeira é um dos eletrodomésticos mais importantes que precisamos ter em casa, já que é ela que armazena a maior parte dos nossos alimentos. Cada compartimento tem uma indicação, que devemos tentar seguir ao máximo para que os alimentos durem mais tempo sem estragar. Aqui mesmo no TudoGostoso você aprende para que serve cada parte da geladeira, além de saber o que não deve ser armazenado nela. Hoje vamos entrar num assunto um tanto quanto polêmico: não se deve guardar bebidas na porta da geladeira. Não sabe por quê? Vem que a gente te explica tudo!
Por que você nunca deve armazenar bebidas na porta da geladeira
Hoje o TudoGostoso explica por que você não deve guardar bebidas na porta da geladeira, vem!
O TudoGostoso entende que a maioria das pessoas têm o costume de guardar bebidas na porta geladeira, principalmente por haver um espaço destinado a elas naquele local. Porém, a verdade é que guardar bebidas na porta da geladeira é uma péssima ideia, que pode ser ainda pior para algumas bebidas específicas. Vem que a gente vai explicar direitinho!
Bebidas como leite, iogurtes de garrafa e derivados nunca devem ser mantidos na porta da geladeira porque tendem a azedar mais rápido. Isso acontece porque a temperatura na porta varia muito mais do que nas prateleiras dentro da geladeira, já que é a porta que se move toda vez que abrimos. Quem mora com muita gente, então, não deve nunca armazenar o leite na geladeira.
Outras bebidas que não estragam com tanta facilidade, como refrigerantes, sucos, cervejas, vinhos etc também não devem ser armazenas na porta, porque a variação de temperatura pode mudar o sabor delas, principalmente no caso de bebidas gasosas, deixando-as choca. A única bebida que não enfrenta tantos problemas sendo guardada na porta da geladeira é a água, que mantém seus nutrientes e suas características em qualquer temperatura.
Como armazenar bebidas do jeito correto
O ideal é abrir poucas bebidas de cada vez, e ir renovando conforme for acabando. Caixa de leite, refrigerantes, cervejas e vinhos podem ser mantidos fora de refrigeração enquanto fechados, por isso, basta abrir uma unidade de cada bebida por vez. Garrafas podem ser armazenadas na última prateleira da geladeira, que tende a ser mais fria e permite que as bebidas fiquem mais geladas. Já o leite pode ficar na parte de laticínios, se couber, ou na primeira prateleira. Caso você prefira, você também pode usar a primeira prateleira para todas as bebidas, ficando mais fácil de identificar o que já está aberto.
É importante lembrar que as bebidas devem ser fechadas muito bem antes de guardar, para não estragar mais rápido nem ficar com aquele típico "gosto de geladeira". Além disso, recipientes reutilizáveis devem ser lavados a cada troca de líquidos, hein!