A geladeira é um eletrodoméstico presente em qualquer cozinha. É ela que preserva alimentos por bastante tempo, guarda sobras e evita que ingredientes mais delicados estraguem e seu dinheiro seja jogado fora. Mas, para usar a geladeira, não basta guardar a comida em qualquer canto. Cada parte da geladeira tem uma finalidade e não é à toa que algumas gavetas possuem desenhos indicando o que guardar nelas. Aprenda no TudoGostoso como organizar a geladeira e o que colocar em cada prateleira e compartimento.
Guardar panela na geladeira e deixar os ovos na porta são erros comuns ao organizar geladeira
Por que você deve organizar a geladeira adequadamente?
A geladeira é ótima para manter alimentos preservados em baixas temperaturas, mas você sabia que cada parte dela tem uma temperatura diferente? Em média, ela deve ficar abaixo dos 7ºC, mas certas partes recebem menos ar frio do que outras. E não é segredo para ninguém que algumas comidas são mais delicadas do que outras.
Você não quer ter o risco de colocar os laticínios e embutidos na parte mais quente e acabar fazendo eles estragarem, não é? Organizar a sua geladeira com isso em mente vai preservar seus alimentos por muito mais tempo e evitar desperdícios. Além disso, a organização facilita no dia a dia. Quando você sabe onde todos os vegetais ou todos os laticínios estão, você já abre a geladeira direto no que procura.
O que não guardar na geladeira?
Nem toda comida deve ficar na geladeira. É normal ter o hábito de colocar tudo na geladeira achando que vai durar mais, mas o ar frio pode acabar mais atrapalhando do que ajudando. Quer um exemplo? Tomate! Pois é, por incrível que pareça, o tomate é um dos alimentos que você precisa parar de guardar na geladeira porque perde o sabor e estraga mais rápido no frio do que em temperatura ambiente.
O alho e a cebola também não têm lugar na geladeira. Eles precisam de circulação de ar e a umidade dos refrigeradores vai tirar o sabor desses potentes temperos. Chocolate, mel e pimenta são outros que perdem gosto e textura quando ficam gelados, então pode ir tirando de lá. E nada de guardar panela dentro da geladeira! Esse hábito só vai estragar as panelas – e a comida! – mais rápido. Guarde as sobras do almoço em potes com tampa hermeticamente fechados para evitar contaminações.
O que colocar em cada compartimento da geladeira?
O lugar certos dos alimentos ao organizar geladeira depende de quão gelados precisam ficar
Compartimento superior extra frio para laticínios
Nem toda geladeira é igual, então algumas indicações podem ser diferentes, mas se a sua geladeira possui um compartimento ou gaveta bem no topo dela, você está com sorte: este cantinho é o ideal para laticínios. É a parte mais fria de toda a geladeira, depois do congelador, então é perfeita para alimentos que estragam com facilidade e precisam do ar gelado. Por ser um compartimento fechado, ele preserva bem a temperatura e sofre menos variações quando abrimos o eletrodoméstico.
Ou seja, o seu iogurte, queijo e manteiga estão seguros e bem protegidos nesta área. Algumas geladeiras ainda contam com uma gaveta secundária para ovos, que também se beneficiam das baixas temperaturas, ou então para latas de bebida. O seu refrigerante não precisa ficar nesta parte da geladeira, mas ninguém recusa uma bebida gelada, não é mesmo? Se a sua geladeira contar com esse espaço extra, pode aproveitar.
Primeira prateleira para ovos e sobras de comida
A primeira prateleira da geladeira, logo em cima, é a segunda parte mais fria dela. Ela é ideal para colocar outros alimentos delicados e que precisam ficar bem gelados. Se a sua geladeira não tiver um compartimento para ovos, é aqui que eles devem ficar.
Sobrou comida? A primeira prateleira é ideal para guardar as sobras das refeições, contanto que em potes bem fechados. Para descongelar a carne que estava no freezer da melhor maneira, coloque-a em um pote e deixe nesta parte superior da geladeira para quebrar o gelo aos poucos.
Meio da geladeira enlatados, doces e sucos
Da segunda prateleira em diante, você pode colocar tudo aquilo que não precisa de muito frio e que também não se prejudica com a umidade do refrigerador. Ou seja, pode colocar enlatados, embutidos, doces em geral e garrafas de bebidas como sucos e vinho. É a maior parte da geladeira e também a que recebe a maior parte da comida.
Gavetão embaixo para frutas, legumes e verduras
A gaveta na parte debaixo da geladeira foi feita para legumes, verduras e frutas
Na parte mais baixa da geladeira fica um compartimento conhecido por ser o gavetão hortifruti. É a parte menos úmida e menos fria, perfeito para ingredientes frescos como frutas,legumes e verduras. Esses alimentos são delicados e não podem ser congelados, já que em baixas temperaturas perdem a textura, o sabor e até os nutrientes.
O ideal é que guarde cada vegetal em uma embalagem separada para preservar melhor e impedir contaminações. É importante também evitar juntar frutas e verduras, pois as frutas podem acabar colaborando para a decomposição das verduras mais vulneráveis.
Porta da geladeira para latas e molhos
A porta da geladeira é a que sofre uma maior variação térmica por sempre entrar em contato com ar quente quando abrimos o eletrodoméstico. Por isso, você deve colocar apenas alimentos que não sejam sensíveis à mudança de temperatura e que não precisam ficar tão gelados.
Molhos em geral, ketchup, mostarda e outros condimentos tem as condições e o tamanho ideal para ficarem nessa parte. Geleias, temperos para salada e potes com azeitona e palmito também cabem neste compartimento. Sucos industrializados e refrigerantes em lata ou em garrafa podem ser dispostos na porta para facilitar o acesso.
Freezer para alimentos congelados
O compartimento do freezer é exclusivo para alimentos que podem ou precisam ser congelados
A maioria das geladeiras possui um compartimento de freezer, normalmente em cima, mas que também pode ficar embaixo ou até na lateral. Mas não importa onde fique: o freezer ou congelador é a parte mais fria do eletrodoméstico. As temperaturas negativas são indicadas para congelar alimentos e preservá-los por mais tempo.
É o lugar certo para carnes congeladas, queijos amarelos que não pretende consumir de imediato, legumes como ervilha e comidas congeladas pré-prontas. E vale lembrar que nem tudo pode ficar no freezer. Carne já descongelada, ovo cru, leite e comida enlatada não podem ser congelados e devem ficar apenas na geladeira.
Dicas para organizar a geladeira
Além de colocar cada alimento no seu lugar, um truque para sempre encontrar o que procura na geladeira é criar setores dentro dela. Se a sua geladeira tem várias prateleiras, use uma apenas para comida pronta e outra para alimentos crus. Isso evita contaminação e ainda facilita no dia a dia. Na porta, deixe todos os molhos juntos para não esquecer de nada quando for fazer aquele cachorro-quente completo.
Para manter a sua geladeira bem arrumada em vez de deixar tudo solto, uma dica é usar organizadores de cozinha que criam novos compartimentos para as amplas prateleiras. Eles permitem você empilhar latinhas e separar os legumes das frutas. E ainda são ótimos para aproveitar o espaço na geladeira pequena. Dito isso, evite deixar a sua geladeira lotada, viu? Quanto mais cheia estiver, menos ar frio vai circular e mais ela vai ter que trabalhar para manter a temperatura certa.
Veja mais:
Apenas um ingrediente remove o amarelado dos eletrodomésticos: funciona com geladeira, liquidificador, batedeira e mais!
Geladeira: o que levar em consideração na hora de comprar uma