• Entrar
  • Cadastrar
Nunca deixe o pão de forma em cima da geladeira! Entenda o motivo e descubra jeito certo de guardar

Saiba quais são os riscos de guardar o pão de forma em cima da geladeira e mude esse hábito o quanto antes!

Nunca guarde o pão de forma em cima da geladeira (Foto: Shutterstock).

Guardar o pão de forma em cima da geladeira é um hábito na sua casa? Se a resposta é sim, então é hora de procurar um outro lugar para armazenar o alimento. Muita gente tem dúvidas se é certo ou não e se é seguro. Mas a partir de agora você vai entender por que não é indicado.

Embora seja um hábito muito comum para quem consome o pão de forma, existem alguns motivos que justifica a escolha de armazená-los no alto da geladeira. Seja no pacote ou ainda dentro de cestinhas para protegê-los. O efeito, acredite, é o mesmo.

Descubra por que não é recomendado guardar o pacote de pão de forma sobre a geladeira e mude esse hábito enquanto é tempo!

Por que não pode guardar o pão de forma em cima da geladeira?

Você já deve ter percebido que o pão de forma tem um tempo de durabilidade fora da geladeira superior ao pão francês (e por isso é importante usar truques para conservá-lo por mais tempo) e ao pão preparado em casa.

No entanto, embora o pão de forma seja industrializado e tenha conservantes na sua composição para ter um maior tempo de validade, ele começa a ressecar por volta de 3 dias depois de aberto.

E esse tempo pode piorar ainda mais a conservação do produto, possibilitando que estrague mais rápido, se for armazenado em cima da geladeira.

Isso acontece porque o calor do motor da geladeira afeta a temperatura ideal de armazenamento do pão de forma e acelera o seu ressecamento e, consequentemente, o produto estraga antes da hora.

Saiba qual é a forma certa de armazenar e conservar o pão de forma

Para conservar ao máximo o pão de forma, o ideal é mantê-lo em sua embalagem original e sempre bem lacrado com o arame ou um nó. Mantenha o pacote de pão em um local fresco e arejado, e evite sempre os locais próximos ao calor, como o motor da geladeira e perto do fogão.

Se você deseja uma conservação ainda melhor, caso consuma o pão aos pouquinhos, a melhor opção é guardá-lo dentro da geladeira.

Em último caso, você ainda pode armazenar os pães no congelador. É possível conservá-lo por até três meses. Para descongelar, tire as fatias que são consumidas e coloque no forno pré-aquecido ou na torradeira. O pão se manterá fofinho e macio mesmo depois do congelamento.

Veja mais!

O pão árabe estraga muito rápido? Veja como fazer as massas finas durarem mais usando um truque simples.

Acabou a luz! Veja quanto tempo os alimentos duram com a geladeira desligada e como conservar.

Temas relacionados