Para aproveitar ao máximo um alimento, você precisa saber como armazená-lo corretamente quando chega em casa do mercado ou da feira. Então, aqui no TudoGostoso, já explicamos como guardar cebolas, uvas, batatas, pepinos e até bulbos de alho de modo que fiquem fresquinhos por mais tempo.
Ainda que a geladeira seja indispensável para a conservação de certos alimentos – em especial, leite e derivados, ovos e legumes –, ela nem sempre é a melhor opção para todos os ingredientes que compramos. Inclusive, você sabia que o jeito certo de guardar chocolate para manter o sabor original passa longe da geladeira? Para entender melhor essa história, é só continuar lendo!
Como guardar chocolate do jeito certo?
Muitas pessoas têm medo de que o chocolate derreta antes de conseguirem comê-lo e, então, optam por colocá-lo na geladeira. Isso faz sentido já que altas temperaturas realmente podem impactar bastante a textura e sabor do doce. O problema é que temperaturas baixas podem ser tão ruins para o chocolate quanto o calor excessivo.
A temperatura da geladeira costuma oscilar, em média, entre 1º e 4ºC. Mas, segundo especialistas, a melhor temperatura para guardar chocolate é de 18º a 21ºC.
Em ambiente mais frios do que isso, o doce fica mais duro e pode ocorrer o efeito conhecido, em tradução livre, como “florescimento de açúcar” (Sugar Bloom), em que os cristais de açúcar se deslocam para a superfície do chocolate devido à umidade.
Já a mudança brusca de temperatura quando tiramos o doce da geladeira leva à condensação, o que pode fazer com que mofo se prolifere nele! O ideal, portanto, é enrolar o chocolate em papel alumínio ou na embalagem original e guardá-lo em um local fresco e escuro.
Veja mais!
Comer chocolate todos os dias faz mal? Especialista responde
Essas são as pessoas que não deveriam comer chocolate: conheça efeitos negativos para alguns organismos