Será que existem dicas para escolher os melhores ovos no mercado? A resposta é sim! Com algumas dicas de cuidados, você poderá fazer boas escolhas antes de levar os produtos para casa e até consegue evitar levar ovos podres com o truque da lanterna do celular.
Muita gente costuma se confundir sobre qual a forma certa de armazenar o ovo, se é melhor deixá-los dentro ou fora da geladeira, como acomodá-los corretamente, se os ovos devem ser lavados ou não...
Para esclarecer as suas dúvidas definitivamente, confira as orientações da chef Bruna Lopes (@chefbrunalopes) e nunca mais cometa os mesmos erros em sua casa.
Dicas para escolher os melhores ovos no mercado e como armazená-los
A primeira dica da chef e observar na embalagem qual é a data de fabricação. Escolha sempre os mais frescos, mas verifique se não tem nenhuma casca de ovo quebrada ou rachada. "Dê preferência para os mais limpos", orienta.
Outro ponto importante é observar se os ovos estão posicionados em local seco e arejado no mercado. E ao chegar em casa, coloque-os na geladeira. "Mas nunca na porta da geladeira, por conta da variação de temperatura", explica a cozinheira.
Para quem ainda insiste em manter os produtos em temperatura ambiente, como é feito no mercado, basta ler o que está escrito na embalagem: "Mantenha os ovos preferencialmente refrigerados." A orientação dos podutores é mantê-los na geladeira.
"No mercado, infelizmente, ele só fica (ou deveria ficar) mais perto dos refrigeradores, onde normalmente é mais fresco. Porém, em casa, dentro da geladeira (nunca na porta) ele vai durar mais e manter a qualidade", explica ela.
Por que os ovo devem ser guardados com a ponta mais fina para baixo?
Segundo a especialista, você deve guardar o ovo com a ponta mais estreita para baixo porque na extremidade mais larga existe uma câmara de ar que dá proteção à gema.
"Mantendo nessa posição, evitamos a pressão sobre essa camada de ar e uma possível contaminação", afirma ela, acrescentano que a parte mais fina é mais resistente, o que também deixa a manipulação mais segura.
"De qualquer maneira, hoje em dia o manejo do ovo é muito eficiente e regulamentado, inclusive com baixíssimo nível de contaminação pela temida salmonela", afirma.
E é por por este motivo que não é necessário lavar o ovo ao chegar em casa, pois os produtos já passam por esse processo antes de serem vendido: "Importante lembrar que estou falando de ovos de produções de larga escala. Toda regra tem sua exceção."
Veja mais!
O ovo está fresco, velho ou podre? Este truque vai te ajudar a descobrir!
É isso que acontece com o seu corpo se você comer ovos todos os dias de manhã