
Veja como armazenar ovo da forma correta, na dentro ou fora da geladeira! (Créditos: Shutterstock)
Com certeza você já teve a dúvida de onde guardar o ovo, não é mesmo? Afinal, nos supermercados e feiras, eles ficam expostos, enquanto em casa quase todo mundo guarda na geladeira. Para acabar de vez com essa dúvida, o TudoGostoso vai te contar onde guardar os ovos segundo especialistas, vem com a gente!
Guardar ovo dentro ou fora da geladeira? Especialistas esclarecem a dúvida!
Para não restar dúvidas, o TudoGostoso veio te contar o lugar certo para guardar os ovos e por que. Sem mais delongas, a resposta é que o ovo deve ser guardado na geladeira, sim. Nada de chegar do mercado e deixá-lo em cima da pia, do armário, dentro de porta-ovos ou coisas do tipo. A Agência de Vigilância Sanitária é bem explícita na resolução: “Manter os ovos preferencialmente refrigerados”.
Ué, TudoGostoso, então por que eles ficam fora da geladeira nos supermercados? A resposta é mais simples do que você imagina. Os ovos precisam estar expostos para os clientes, mas a temperatura do ambiente deve ser mantida em até 25° C. Além disso, o prazo de validade precisa ser cumprido à risca para não ter problemas, ou o estabelecimento pode ser penalizado.
Durante o calorão dos meses de verão é responsabilidade do estabelecimento se certificar da temperatura interna do local. Não é raro ovos galados eclodirem nas prateleiras durante os dias mais quentes por causa do calor, que permitiu o desenvolvimento do feto. Por isso, lembre-se sempre de comprar os ovos em locais de confiança, que estejam com temperatura amena. Verifique os ovos e repare se estão limpos e não estão quebrados.
Como guardar os ovos na geladeira?
Nem pensa que é só chegar em casa e enfiar na geladeira, viu? Isso é a pior coisa que você pode fazer, porque estará transportando bactérias e outros microorganismos para dentro da sua geladeira. Para que isso não aconteça, retire os ovos da embalagem original e coloque-os em recipientes apropriados.
Depois disso, guarde os ovos nas prateleiras da geladeira, e não na porta. Por conta da frequência com que a geladeira é aberta, a temperatura na porta costuma flutuar bastante, sendo o local inadequado para o armazenamento de alimentos frágeis a essas mudanças.
Veja mais:
Esses 5 benefícios que você não conhecia vão te convencer a comer ovo todos os dias