• Entrar
  • Cadastrar
Diabéticos podem tomar café? Cafeína aumenta os níveis de glicose no sangue? Veja o que a ciência tem a dizer!

Está na dúvida se diabéticos podem beber café? Então vem que a gente responde! 

Diabéticos podem beber café? TudoGostoso explica o que a ciência tem a dizer! (Créditos: Canva)

O cafezinho está presente na vida da maioria dos brasileiros, principalmente de manhã, para ajudar a despertar. Puro, com leite, quente ou gelado, é difícil encontrar alguém que não mantenha o hábito, tanto no Brasil quanto na gringa. Por ser tão comum no dia a dia, o café também gera muitas dúvidas e uma delas é: diabéticos podem tomar café? Hoje o TudoGostoso vai explicar o que a ciência diz sobre o assunto. Confira!

Café aumenta a glicose?

Alguns estudos mostram que a cafeína pode aumentar a glicose em alguns casos. Isso ocorre porque a cafeína que contém no café faz o corpo liberar adrenalina. A adrenalina é um hormônio estimulante e, por causa disso, faz o fígado liberar glicose no sangue, aumentando os níveis de glicemia.

Contudo, é importante deixar registrado que cada organismo reage de uma maneira diferente ao consumo de cafeína, principalmente porque as quantidades consumidas podem variar de indivíduo para indivíduo.

A cafeína aumenta a resistência à insulina?

Dados correlacionando o consumo de cafeína com aumento da resistência à insulina ainda são insuficientes. Antigamente, estudos indicavam que a cafeína poderia impactar na sensibilidade à insulina.

Em contrapartida, um estudo de 2020 publicado no American Journal of Clinical Nutrition (Jornal Americano de Nutrição Clínica) feito com 126 indivíduos concluiu que os efeitos da cafeína na insulina não são significativos. Contudo, o mesmo estudo excluiu informações sobre o grupo de indivíduos jovens e saudáveis.

Portanto, não dá para afirmar se a cafeína afeta a sensibilidade à insulina, visto que são necessários mais estudos para obter resultados conclusivos.

Quem é diabético pode tomar café?

De forma geral, diabéticos podem tomar café desde que seja sem açúcar, sem exageros e aliado à uma alimentação balanceada. Contudo, alguns médicos podem aconselhar o uso de café descafeinado para determinados pacientes mediante exames e avaliações.

O ideal é sempre consultar o seu médico em caso de dúvidas, porque ele poderá responder de forma personalizada, baseando-se no seu organismo e nas suas condições.

Pode tomar café em jejum?

Não é aconselhável beber café em jejum. Um estudo do periódico British Journal of Nutrition mostrou que beber café sem açúcar em jejum depois de uma noite mal dormida pode aumentar os níveis de glicose no sangue. Para driblar esse problema, o ideal é beber o café junto com outros alimentos no café da manhã ou após a primeira refeição do dia.

Todos os estudos sobre café e diabetes ainda são imprecisos, portanto, sempre consulte um médico em caso de dúvidas!

Veja mais:

Sua dor de cabeça pode ser causada pela cafeína! Saiba como encontrar alívio em 3 passos

Temas relacionados