• Entrar
  • Cadastrar
Café descafeínado faz mal à saúde? TudoGostoso explica como a bebida é feita e se possui efeitos colaterais!

Veja se está liberado beber café descafeinado à vontade ou se a bebida pode apresentar riscos! 

TudoGostoso explica como é feito o café descafeinado e se a bebida pode fazer mal à saúde (Créditos: Shutterstock)

Quem adora café mas quer ou precisa diminuir o consumo da cafeína, sempre se pergunta: afinal, café descafeinado faz mal? Por ser um alimento bem diferente do que estamos acostumados, muitas pessoas se preocupam com a qualidade do produto, e hoje o TudoGostoso está aqui para tirar essa dúvida de uma vez por todas. Confira!

Café descafeinado faz mal? Entenda

O café descafeinado nada mais é do que o café tradicional que passou por um processo para retirar grande parte da cafeína que está presente no alimento. Normalmente, o café descafeinado possui uma quantidade bem reduzida de cafeína, cerca de 2 a 5 mg por xícara contra 70 a 120 mg de cafeína por xícara do café tradicional.

Diferente do que muitos podem pensar, o café descafeinado não faz mal à saúde e apresenta até diversos benefícios pela quantidade de cafeína reduzida, principalmente de quem sofre com hipertensão, ansiedade, depressão e problemas gástricos como gastrite e refluxo. Por isso, ele é uma ótima substituição para quem sofre dessas doenças.

Contudo, é importante deixar claro que o café descafeinado pode fazer mal, sim, a quem possui alta sensibilidade à cafeína. Nesses casos, o melhor a se fazer é suspender o consumo e procurar um médico ou nutricionista, porque pode ser necessária uma adaptação em toda a alimentação. Uma curiosidade é que uma xícara de leite com achocolatado pode ter mais cafeína do que o café descafeinado, cerca de 5 a 10 mg.

De forma geral, o café descafeinado pode ser consumido de forma moderada, fazendo parte de uma dieta balanceada e saudável.

Como é feito o café descafeinado?

Existem várias maneiras diferentes de fazer café descafeinado, mas o processo mais utilizado consiste na remoção da cafeína com solvente.

A extração da cafeína com solvente começa colocando os grãos de café embebidos em água. Esse passo serve para abrir os poros dos grãos e fazer com que a cafeína seja liberada.

Em seguida, eles são colocados em um solvente de descafeinação, que pode ser acetato de etila ou cloreto de metileno. Esse solvente tem o papel de dissolver a cafeína. Depois disso, os grãos são lavados com bastante água para remover qualquer resquício de solvente ou cafeína.

Quais os efeitos colaterais do café descafeinado?

Os efeitos colaterais do café descafeinado são normalmente mínimos se não for levado em consideração as pessoas com alta sensibilidade à cafeína. Em todo caso, os efeitos que algumas pessoas podem sentir são:

  • Reações alérgicas
  • Interrupção do sono
  • Problemas gastrointestinais
  • Aumento da freqüência cardíaca
  • Desidratação

Em caso de qualquer efeito colateral, suspenda o uso e procure um médico!

Quantas xícaras de café descafeinado por dia?

A verdade é que não existe uma quantidade precisa de café descafeinado que você pode tomar por dia. Isso irá depender de diversos fatores como sensibilidade à cafeína, tolerância individual e saúde geral. De todo modo, o importante é equilibrar o consumo de café com outras bebidas e ficar atento a qualquer sinal que o seu corpo pode dar que signifique um consumo excessivo.

Veja mais:

Faça isso com o filtro de papel e seu café vai ficar muito mais saboroso

Temas relacionados