• Entrar
  • Cadastrar
Faça isso com o filtro de papel e seu café vai ficar muito mais saboroso

Um ato simples é capaz de deixar o seu café de casa bem mais saboroso sem precisar gastar 

Um detalhe com o filtro do café faz toda a diferença na bebida (Créditos: Shutterstock)

Brasileiro ama café tanto que essa bebida está em qualquer confraternização de amigos ou da família. Mas não dá para negar que o sabor do café de cada um é diferente do outro e alguns são melhores do que os outros. Se, não importa o que você faça, o seu café fica com gosto estranho, o problema pode não estar em você, e sim no seu filtro de papel!

Não é questão de comprar o pó ou filtro mais caro, e sim a forma de preparar essa bebida deliciosa. Um detalhe que pouca gente sabe sobre a maneira de utilizar o filtro de café faz mais diferença no sabor da bebida do que você imagina. Descubra no TudoGostoso qual é o segredo do filtro de papel que deixa qualquer café mais gostoso.

Truque com o filtro de papel deixa o café melhor

Para fazer um cafezinho perfeito e sem defeitos, o segredo pode muito bem estar no filtro de papel. Ao botar o pó de café e a água diretamente no filtro de papel para coar ele pode ficar com um gosto estranho… Justamente de papel. O filtro de papel é um dos melhores para fazer café caseiro como profissional, mas ele pode ter um pouco de gosto de papel que você sente até no cheiro.

Ao molhar o filtro de papel rapidamente antes de você passar o café, você já se livra desse residual desagradável. Não precisa lavar nem mais nada, passe uma água por dentro e pronto. Melhor ainda se escaldar o filtro de papel com um pouco da água quente que ferveu para o próprio café. Escaldar o filtro de papel ainda tem mais benefícios. Um deles é que com o papel molhado ele não vai absorver as primeiras notas do café, justamente as que têm mais aroma e sabor!

É preciso escaldar outros tipos de filtro de café?

Já deu para entender que escaldar o filtro de papel é essencial, mas será que o mesmo vale para outros tipos? No caso do café coado no pano, essa técnica é fundamental na primeira vez que for usar o filtro de pano também para tirar qualquer cheiro e gosto residual do tecido guardado. No caso do filtro de inox ou outro material similar não existe essa necessidade, mas ainda vale a pena por causa do último benefício dessa técnica: escaldar deixa o filtro de café quente.

Caso use um filtro em temperatura ambiente, que no inverno pode ser bem frio, a mudança de temperatura faz com que a água e o café esfriem rápido. Escaldar o filtro antes de passar o café iguala a temperatura para a bebida sair bem quente. Por isso, se você usa um filtro de café reutilizável feito de inox, pode não precisar escaldar para tirar o gosto do material, mas ainda vale a pena passar a água quente mesmo assim para diminuir a quebra de temperatura.

Esse truque para deixar o café bem quente vale para qualquer outro utensílio que use no preparo: para a xícara, para o bule e até mesmo para a colher que mistura o açúcar. Experimente passar água quente em todos esses materiais antes de fazer seu café e vai ver como ele não vai esfriar tão rápido.

Veja mais:
O que é o café carioca? Veja como preparar a bebida com sabor mais suave e fácil de fazer
Seu café no filtro de papel tá ruim? Você deve estar cometendo esse erro!
Café perfeito: essa é a temperatura exata da água para preparar o seu cafezinho

Temas relacionados