Quem não ama um cafezinho para dar aquela dose extra de energia no dia? No Brasil, essa bebida - que foi ganhando novas versões e possibilidades com os anos - tem lugar cativo no coração da população: somos donos do posto de segundo país que mais consome a bebida, atrás apenas dos Estados Unidos. E tem mais: o café é a segunda mais consumida, atrás apenas da água, segundo dados da Organização Internacional do Café (OIC).
Apesar de novas bebidas com café surgirem, especialmente com a popularidade das redes sociais, o café coado ainda é o favorito em muitas casas. Por aqui, não é diferente. Para aproveitar essa bebida ao máximo, é importante guardar o pó de café do jeito correto: desde que comecei a morar sozinha, aprendi alguns truques para guardar esse ingrediente com uma expert de primeira - minha mãe! - e compartilho eles a seguir:
1 - Escolha o pote certo para guardar seu café
Pode parecer uma dica boba, mas o local em que o café é armazenado faz muita diferença. Geralmente, por preguiça ou praticidade, é comum deixar ele na embalagem original e só fechar a embalagem com um prendedor. Entretanto, o ideal é transferir o conteúdo para um pote separado.
É importante que esse pote tenha fechamento hermético e não seja transparente: isso porque quando fica guardado de modo incorreto e em contato com a luz, o pó de café perde seu aroma e sabor, em função da oxidação acelerada, além de absorver o odor de itens que estão por perto.
2 - O armário em que você guarda o café também é importante
Tão relevante quanto o recipiente em que você guarda o pó de café, está o ambiente onde você vai colocá-lo. Escolher um armário que não receba luz solar direta e tenha uma temperatura fresca - ou seja: distante do fogão e do forno.
3 - Nada de deixar o café na geladeira
Muitas pessoas têm o hábito de guardar café na geladeira, mas a umidade desse eletrodoméstico pode influenciar negativamente o sabor do café. Além disso, na geladeira, mesmo em potes bem fechados, o café acaba entrando em contato com alimentos guardados próximos a ele. Por isso, evite armazenar o café por lá!
4 - Não deixar o café guardado por muito tempo guardado
Uma dica final valiosa é evitar armazenar o café por longos períodos. À medida que abrimos a embalagem ou o recipiente para consumi-lo, ele gradualmente perde suas características.
O melhor a fazer é tentar consumir uma embalagem completa em até 30 dias. Se você não conseguir fazer isso dentro desse prazo, especialmente se morar sozinho, considere adquirir pacotes menores ou experimentar o café em sachê, conhecido como drip coffee. Essa opção permite que você o coe diretamente na xícara, evitando desperdícios e preservando o sabor e o aroma da bebida.
Veja mais:
- Café coado SEM GOSTO DE PANO: aprenda a usar o coador do jeito certo;