É saudável beber café? Quais são os benefícios dessa bebida para nosso corpo? Se você é apaixonado por café, certamente já se fez essas perguntas. Ele é considerado a segunda bebida mais consumida no mundo, apenas atrás da água e o Brasil ocupa um bom lugar nesse ranking: é o maior produtor mundial e o segundo maior consumidor de café em todo o globo.
E estudos recentes estão apontando um benefício “secreto” do café, ainda desconhecido de muitos: ele pode ser um bom aliado no combate à diabetes tipo 2. Estudos da Universidade de Brasília sinalizam que pessoas que têm o hábito de beber de três a quatro xícaras de café por dia têm aproximadamente 25% menos risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Posteriormente, pesquisadores da Universidade de Düsseldorf, na Alemanha, ratificaram essa constatação, estabelecendo que o percentual de risco de desenvolver diabetes cai 6% a cada xícara de café, desde que o consumo seja diário e limitado a seis xícaras.
Quais propriedades do café ajudam no combate à diabetes?
A relação do café com a redução de chances de desenvolver diabetes está associada a diferentes compostos presentes na bebida. A cafeína, um dos compostos mais estudados pela ciência e presente no café, foi alvo de uma pesquisa conduzida por três universidades europeias, Instituto Karolinska, na Suécia, da Universidade de Bristol e do Imperial College London, do Reino Unido.
Cientistas analisaram dados genéticos de quase 10 mil pessoas e perceberam que concentrações mais altas de cafeína no sangue, geneticamente previstas, foram associadas a um IMC (Índice de Gordura Corporal), gordura corporal e risco de diabetes tipo 2 mais baixos. “Estima-se que aproximadamente metade do efeito da cafeína no risco de diabete tipo 2 seja mediado pela redução do IMC”, apontava o estudo.
Outro componente importante do café que se mostra associado à redução do risco da diabetes são os polifenóis, cujas propriedades antioxidantes são comprovadamente eficazes na prevenção de doenças inflamatórias, como a diabetes tipo 2.
Além disso, o café também contém magnésio. Esse mineral também está relacionado a taxas mais baixas de diabetes, uma vez que ele tem um papel decisivo no processo de absorção da glicose do sangue para as células.
Qual a forma mais saudável de fazer café?
Vale lembrar, finalmente, que o consumo regular e com moderação da bebida deve ser sem adição de açúcar ou adoçantes artificiais para que você aproveite, de fato, esse benefício. Dispense o café solúvel (essa opção geralmente é rica em conservantes) e opte por café fresco e de qualidade, preferencialmente orgânico, e prepará-lo utilizando métodos que não adicionem gorduras saturadas, como a filtragem ou a prensa francesa, pode maximizar os benefícios à saúde.
E lembre-se: estar atento aos sinais do corpo e ajustar o consumo de acordo com a tolerância individual é essencial para uma experiência de consumo de café verdadeiramente saudável.
Veja mais: