• Entrar
  • Cadastrar
Esse é o tipo de café que acelera o envelhecimento, aponta estudo (saiba quanto tempo de vida diminui por cada xícara)
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Alguns tipos de café estão relacionados ao envelhecimento e você consome sem imaginar! Veja o que apontam estudos recentes.  

Esse é o tipo de café que acelera o envelhecimento, aponta estudo (saiba quanto tempo de vida diminui por cada xícara)

Saiba qual é o tipo de café que está associado ao envelhecimento (Foto: Shutterstock)

Os benefícios do café são a desculpa perfeita para quem é fã dessa bebida. Alvo de importantes estudos, ele é associado como um possível aliado no controle da perda de memória e ainda se destaca por ter um efeito laxante que colabora para a saúde do intestino.

Mas sempre é importante ressaltar que o café deve ser consumido com controle, uma vez que algumas substâncias podem prejudicar a concentração e o sono quando ingeridas em excesso. É que existe uma quantidade limite de cafeína para que os efeitos não sejam contrários aos desejados.

Ao incluir a bebida na rotina de forma equilibrada, é possível tirar melhor proveito de todos os benefícios que ela pode oferecer para a saúde. Porém, cuidado com o tipo de café que você escolhe. Existe um tipo que favorece o envelhecimento e estudos recentes apontaram os motivos. O TudoGostoso explica a seguir!

Conheça o tipo de café que acelera o envelhecimento

Você já ouviu falar no café que estimula o envelhecimento? Se isso é uma novidade para você, então confira o que constatou um estudo recente sobre o assunto. Conhecido pela sua praticidade e facilidade de preparo, principalmente para as pessoas que levam uma rotina agitada, o café instantâneo, também conhecido como café solúvel, não é uma boa opção para a saúde.

Segundo aponta uma pesquisa divulgada em maio deste ano, realizada no Reino Unido, o café solúvel é capaz de reduzir de 4 a 5 meses de vida a cada xícara. O experimento contou com 468.924 pessoas, homens e mulheres, de 37 a 73 anos, que foram entrevistados sobre estilo de vida, saúde e alimentação.

Na ocasião, os pesquisadores avaliaram o consumo de café de três diferentes formas: ingestão total de café, ingestão de café instantâneo e ingestão de café filtrado.

Estudo acompanhou o marcador do envelhecimento no DNA

Ao investigar a relação entre o consumo de café com o envelhecimento, os pesquisadores analisaram o tamanho dos telômeros dos participantes. Os telômeros são pequenas partes do DNA que diminuem com o passar do tempo, costumam ser considerados por estudiosos como um dos principais marcadores do envelhecimento.

A diminuição dos telômeros é associada a várias doenças da velhice, como diabetes, câncer, Alzheimer e doenças do coração.

Quanto tempo de vida é perdido com o consumo desse café

O consumo total de café, em especial o café solúvel, acelerou o processo de envelhecimento: a cada xícara de café total, foram 0.12 anos de vida perdidos (cerca de 2 meses). Em relação ao café solúvel, cada xícara da bebida reduziu em 0.38 anos de vida (de 4 a 5 meses).

Os cientistas acreditam que o chumbo (mineral presente no café solúvel) pode influenciar neste efeito, assim como possivelmente os aditivos, como cremes e agentes aromatizantes. Os motivos não foram conclusivos.

Estudos anteriores já indicaram que o café solúvel está associado a doenças como obesidade, Alzheimer, câncer de mama e fragilidade em idosos.

Não é recomendado mais beber café solúvel?

Se você tem o hábito de beber o café solúvel com regularidade, o ideal é substitui-lo pelo café filtrado sempre que possível. O café produzido a partir dos grãos torrados e moídos não oferece efeitos prejudiciais à saúde (se consumido em doses adequadas).

Os efeitos protetores presentes no café estão relacionados à sua composição nutricional. Além de ser rico em cafeína, o café possui outros compostos bioativos, como polifenóis, diterpenos e micronutrientes.

O recomendado é não ultrapassar a quantidade de 400 mg de cafeína por dia, isso significa cerca de até 4 xícaras pequenas.

Veja mais!

Café gourmet ou café especial? Entenda quais são as diferenças.

Tipos de grão de café: conheça as diferenças entre arábica e robusta.

Temas relacionados