• Entrar
  • Cadastrar
Novo estudo confirma: essa é a quantidade ideal de café para diminuir as chances de morte por todas as causas
Stephany MarianoPor  Stephany Mariano  | Redatora

Como uma verdadeira taurina, Stephany sempre foi apaixonada por comida. No tempo livre, gosta de assistir um k-drama bem clichê, viajar, experimentar novos sabores e fotografar tudo o que encontra por aí.

Novo estudo comprova mais um benefício impressionante do consumo regular do café

Novo estudo confirma: essa é a quantidade ideal de café para diminuir as chances de morte por todas as causas

Veja o que os pesquisadores descobriram sobre o consumo regular do café (Créditos: Shutterstock)

O café é uma das bebidas mais consumidas do mundo e aqui no Brasil ele é quase sagrado. Presente no café da manhã para começar o dia com energia e no lanche da tarde acompanhando um bolo caseiro, a bebida pode oferecer benefícios para a saúde quando consumida com moderação. 

Além dos benefícios já conhecidos, um novo estudo confirmou que o consumo de café preto está associado a um menor risco de morte, mas a quantidade e o modo como bebemos influenciam diretamente nesse efeito. Entenda o que os pesquisadores descobriram e como aproveitar os efeitos positivos dessa bebida da melhor forma possível!

O que o estudo descobriu sobre o consumo de café e o menor risco de morte?

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Tufts nos Estados Unidos revelou que o consumo de 1 a 2 xícaras de café por dia pode diminuir as chances de morte por todas as causas e por doenças cardiovasculares. Mas, a porcentagem pode variar dependendo da quantidade de adoçantes e gordura saturada adicionados. 

Pesquisadores destacam que o café preto e o café com baixos níveis de açúcar adicionado e gordura saturada estão associados a um risco 14% menor de mortalidade em comparação com a ausência do consumo da bebida. O consumo de pelo menos uma xícara por dia equivale a um risco menor de 16% e com o consumo de 2 a 3 xícaras, a porcentagem aumenta para 17%.

"Os benefícios do café para a saúde podem ser atribuídos aos seus compostos bioativos, mas nossos resultados sugerem que a adição de açúcar e gordura saturada pode reduzir os benefícios em termos de mortalidade", explica Fang Fang Zhang, autora do estudo. A pesquisa é uma das primeiras a analisar como os aditivos do café podem impactar a relação entre o consumo e o risco de mortalidade.

Para alcançar os resultados, o estudo utilizou uma amostra de 46 mil adultos com 20 anos ou mais que preencheram registros alimentares, além de analisar nove ciclos consecutivos da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição, de 1999 a 2018. A ingestão da bebida foi categorizada por tipos, como o com cafeína e o descafeinado, pela presença de açúcar e teor de gordura saturada.

O estudo ressalta ainda que o consumo acima de três xícaras por dia não representa uma redução adicional, ou seja, beber mais café não trará mais benefícios, na verdade, o consumo em excesso pode até ser perigoso.

Qual é o melhor horário para tomar café?

Muitas pessoas têm o hábito de beber café em vários momentos do dia, mas o horário em que você ingere a bebida pode fazer diferença nos efeitos em seu organismo. Especialistas apontam que o espaço de tempo entre as 9h30 e 11h pode ser o melhor horário para beber café. 

Também existem estudos que relacionam o horário da ingestão e o risco de mortalidade, um deles, publicado na revista científica European Heart Journal, indica que aqueles que beberam café pela manhã tinham 16% menos probabilidade de morrer e qualquer causa e 31 % menos probabilidade de morrer de doença cardiovascular.

Veja mais:

O cheiro de café afeta seu humor de um jeito que você nem imagina: a psicologia explica

Temas relacionados