
Descubra os benefícios do chá de matcha e aprenda a fazer em casa. (créditos: Shutterstock)
O chá de matcha é uma bebida muito apreciada pelo seu altíssimo valor nutricional. Rico em vitaminas e minerais como cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro, esse chá verde é repleto de propriedades medicinais. Um dos seus maiores benefícios é, sem dúvida, sua capacidade de melhorar a memória. Isso porque ele contém uma alta concentração de catequinas, compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória que protegem os neurônios dos danos causados pelos radicais livres.
O chá de matcha também é reconhecido pelos seus efeitos positivos na saúde cardiovascular. Seus compostos antioxidantes reduzem o colesterol ruim (LDL) no sangue, um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas como pressão alta, infarto e AVC.
Com tantas vantagens não faltam motivos para incluir o chá de matcha na sua rotina. Mas para aproveitar os seus benefícios ao máximo, os especialistas sugerem consumi-lo em dois horários específicos do dia. Saiba mais a seguir.
O que e matcha?
Matcha é um chá verde originário do Japão, feito a partir das folhas de Camellia sinensis moídas finamente até se transformarem em um pó verde. Ele tem uma textura cremosa e espumosa, enquanto o seu sabor costuma ser descrito como umami (um gosto suave e levemente doce, mas também com um toque amargo).
O matcha é uma das fontes mais poderosas de antioxidantes, incluindo as catequinas, que ajudam a combater os radicais livres no corpo e têm efeito muito positivo no sistema nervoso central. O chá também contém vitamina C, selênio, zinco e outros minerais e compostos que fortalecem o sistema imunológico e protegem o corpo contra infecções.
Quando consumir chá de matcha?
O chá de matcha tem efeito estimulante por conta da cafeína, embora seja mais suave do que o café. Sendo assim, um dos melhores horários para consumir a bebida é de manhã logo ao acordar. O chá proporciona um aumento gradual de energia e foco no início do dia e não apenas espantar o sono, como também acelera o metabolismo e aumenta a concentração e o foco.
O chá de matcha também aumenta a liberação de dopamina e serotonina, neurotransmissores que promovem o relaxamento e a sensação de bem-estar. Inclusive, se você lida com episódios de estresse e ansiedade recorrentes, a bebida pode te ajudar a se sentir melhor.
O segundo melhor horário para tomar chá de matcha é de tarde. Sabe aquele soninho que sentimos depois do almoço por conta da digestão? A bebida oferece um impulso de energia que ajuda a espantar o cansaço e faz você se sentir mais disposto. Só evite consumir o chá depois das 17 horas, pois a cafeína do matcha pode afetar o sono da noite.
Como preparar chá de matcha
Ingredientes:
- 1 colher de chá de matcha
- 100 ml de água
Modo de preparo:
- Aqueça a água até começar a ferver e depois deixe descansar por 1 a 2 minutos para esfriar um pouco. A água fervente queima o matcha e altera o sabor. Por isso, ela deve estar entre 70°C a 80°C, ou seja, um pouco abaixo do ponto de fervura.
- Peneire o matcha em uma tigela para garantir que ele não tenha grumos.
- Adicione a água quente (não fervente) no recipiente com o matcha. A quantidade de água pode ser ajustada dependendo da intensidade que você deseja para o seu chá. Para um chá mais concentrado, use menos água; para um chá mais suave, use mais água.
- Com um pequeno fouet, bata o chá em movimentos rápidos e suaves até criar uma boa camada de espuma na superfície. O processo leva cerca de 15 a 30 segundos. Você também pode utilizar um chasen, um batedor de bambu feito especialmente para preparar matcha.
- Se desejar, adicione um pouco de adoçante (mel, stevia ou açúcar, por exemplo) para suavizar o sabor do chá.
Seu chá de matcha está pronto!
Veja também:
Chá de casca de laranja serve para emagrecer? Descubra os benefícios dessa bebida e aprenda a fazer em casa
9 ervas e como cada uma delas turbina a memória e o cérebro: veja também como incluir na alimentação do dia a dia