Sabe quando terminamos de almoçar ou jantar e sentimos aquela vontade incontrolável de dormir? Seja em casa ou na rua, todo mundo já deu aquela bocejada longa depois de terminar de comer. Mas você sabia que, além de nome certo, essa vontade repentina de tirar um cochilo tem explicação científica? Pois é, saiba com o TudoGostoso os motivos e o que fazer para diminuir o sono depois de comer. São dicas simples que podem te ajudar a aumentar a disposição depois das refeições diárias.
Por que sentimos sono depois de almoçar ou jantar? A gente explica!
Por que sentimos sono depois das refeições principais?
Como se chama o sono depois do almoço?
Por incrível que pareça, existe um nome para aquela vontade incontrolável de dormir depois do almoço ou janta. Os estudiosos chamam de letargia pós-prandial. Agora você já sabe que aquele cochilo que você tira depois de almoçar tem nome e sobrenome!
Quais os benefícios de dormir depois do almoço?
Alguns médicos defendem que o sono pós refeições pode trazer alguns benefícios para a gente. Exemplos disso são o aumento da nosso disposição, o equilíbrio das horas de sono e a melhora do desempenho cognitivo. É claro que a gente sempre indica consultar um médico antes, mas se você tiver tempo e disponibilidade, nada como um cochilo depois do almoço.
Por que sentimos sono depois de comer?
Todas as vezes que comemos, principalmente nas grandes refeições, nosso corpo já parte para fazer a digestão dos alimentos. Durante esse tempo, o fluxo sanguíneo do nosso corpo vai para o estomago e intestino, fazendo com que outras áreas, como o cérebro, receba menos. Essa falta de sangue e oxigênio nos leva a diminuição da atenção, nos deixando mais lentos e, consequentemente, mais sonolentos também. Além disso, com o processo da digestão sendo finalizado, nos sentimos bem mais saciados, o que leva novamente a uma sensação de sono e cansaço.
O que fazer para não ficar com sono depois do almoço?
Então, não podemos dar certeza de que você terá menos sono depois de comer, mas com algumas diquinhas, você pode melhorar um pouco isso. A sonolência pode estar atrelada a muitas coisas, como a falta de uma noite de sono regulada, mas se ela te persegue, principalmente, depois das refeições, pode ser o caso de você ficar ligada nessa matéria. Tente comer somente o necessário, exagerar nas refeições pode te levar a ter mais sono depois delas. Beba bastante água, antes e depois de comer. Fuja do excesso dos carboidratos, eles podem piorar os quadros de sono depois de comer. A digestão dos carboidratos é mais lenta e demorada, o que nos dá mais sensação de sonolência. Por isso, invista em um almoço com mais proteínas e vegetais.
Veja mais: