
Entenda os efeitos do consumo excessivo da alface no sono (Foto: Freepik)
É verdade que alface dá sono? Se você já ouviu falar que essa hortaliça dá sono e não acreditou, a realidade é que essa informação tem um fundo de verdade.
No entanto, esse efeito está longe de significar que o consumo de alface pode funcionar como um suplemento alimentar para dormir ou um remédio natural, mas o seu chá é muito usado para ajudar a reduzir a insônia.
No entanto, o que muita gente não sabe é que o consumo em grandes quantidades pode, sim, influenciar o seu estado de alerta. Entenda como isso funciona!
Conheça a substância conhecida como o "ópio da alface"
O responsável por dar esse efeito de sonolência na alface é o lactucarium, uma substância naturalmente presente na planta, especialmente na variedade romana.
Ele tem propriedades calmantes e por isso é conhecido popularmente como o "ópio da alface", embora o nome seja bem mais impactante do que o seu efeito real.
O lactucarium tem uma leve ação sedativa e, em concentrações elevadas, pode influenciar o sistema nervoso, promovendo relaxamento e até um pouco de sonolência.
Essa ação foi observada em estudos com animais, nos quais extratos concentrados de alface ajudaram os ratos a adormecer mais rápido e a dormir por mais tempo.
O consumo de alface tem efeito sedativo na prática?
A questão é que os estudos usaram altas doses da substância, muito superiores às quantidades encontradas em uma porção comum de salada. Ou seja, é praticamente impossível atingir esses níveis apenas com o consumo de rotina.
Pessoas mais sensíveis ou que consomem grandes quantidades de alface à noite podem sentir um leve efeito relaxante, que ajuda na sensação de tranquilidade e pode favorecer o sono.
Apesar de não ser um sedativo potente, essa hortaliça pode ser uma aliada de uma boa noite de sono.
Veja mais!
Adeus insônia com essas plantinhas: o efeito sedativo de plantas calmantes cultivadas em casa para uma boa noite de sono
Já ouviu falar dos benefícios do leite de alface? Descubra!