quando nossa mente já está cansada de trabalhar ou estudar. Uma ótima forma de melhorar o foco para lidar com as responsabilidades do dia a dia é consumir chás. Eles não só ajudam a equilibrar os níveis de água no organismo, como também melhoram a atividade cerebral e aprimoram a sua capacidade de processamento de informações. Isso porque muitas ervas e ingredientes utilizados nas infusões possuem propriedades terapêuticas que impulsionam funções como memória e foco.
Conheça 5 opções de chás que auxiliam na concentração para melhorar a sua produtividade nas tarefas diárias.
Os melhores chás para a concentração e foco
Ginkgo biloba
A ginkgo biloba é uma planta medicinal ancestral da China que oferece uma série de benefícios para a saúde mental. O seu chá é conhecido pela sua capacidade de melhorar a concentração e o rendimento cerebral, além de auxiliar no tratamento da labirintite. Sua ação melhora a circulação sanguínea, aumentando a quantidade de oxigênio no cérebro. Estudos também relacionam a ginkgo biloba a melhora dos sintomas de Alzheimer e outros transtornos relacionados à memória.
Hibisco
O chá de hibisco é feito com partes da planta de flor de hibisco. Ele é uma poderosa fonte de vitaminas do complexo B, que agem diretamente nos neurônios e promovem um aumento considerável da concentração e do foco.
Mate
O chá mate tem a mesma quantidade de cafeína que uma xícara de café. Entretanto, ele é mais benéfico pois além de te deixar mais disposto, também aumenta o foco e concentração. Outra vantagem do mate é que ele contém antioxidantes e polifenóis que ajudam a regular o metabolismo.
Chá preto
O chá preto contém cafeína que proporciona energia, aperfeiçoa a atividade cerebral e aprimora a sua capacidade de processamento de informações e foco. Ele é extraído da planta Camellia sinensis, que também contribui para a melhora do humor e redução da fadiga.
Chá verde
O chá verde melhora a atividade do sistema nervoso central e estimula a liberação de serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar. Além disso, ele também aumenta a liberação de adrenalina, noradrenalina e dopamina, hormônios melhoram a concentração e diminuem o sono.
Os chás são bebidas que devem ser consumidas com moderação. Vale reforçar que os chás que citamos são indicados apenas para quadros de cansaço mental momentâneos. Caso você tenha dificuldade de se concentrar ao ponto de não conseguir realizar suas tarefas diárias, o ideal é buscar auxílio profissional para entender a origem da falta de foco.
Veja também:
Chá de saquinho tem os mesmo benefícios das ervas frescas? Entenda detalhe que faz a diferença
Cuide dos seus neurônios: saiba quais alimentos melhoram o funcionamento do cérebro