
Veja quais bebidas você deve incluir na rotina se quiser controle os níveis de glicose (Créditos: Shutterstock)
Cuidar da saúde é um hábito diário, e a alimentação tem papel fundamental nesse processo. Para controlar os níveis de açúcar no sangue e prevenir doenças como o diabetes, é essencial reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados e açucarados, priorizando opções naturais e nutritivas, como frutas, legumes, grãos integrais e vegetais.
Mas, você sabia que algumas bebidas naturais podem ser aliada nessa tarefa? Pensando nisso, trouxemos opções simples e fáceis de fazer que, além de ajudar a reduzir o açúcar no sangue, também irão garantir outros benefícios para a sua saúde. Confira!
5 bebidas naturais que reduzem o açúcar no sangue
Segundo um artigo publicado no site de saúde Health, alguns chás podem ser grandes aliados no controle dos níveis de glicose. Além dessas opções, existem outras bebidas que muitas vezes passam despercebidas, mas que merecem um espaço na rotina por oferecerem benefícios importantes à saúde. Confira:
Suco de tomate
O suco de tomate é um ótimo aliado, pois o tomate é um alimento que apresenta um baixo índice glicêmico, por isso, não interfere muito nos níveis de açúcar no sangue. Além disso, pesquisas apontam que o tomate contém licopeno, um composto com propriedades antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de desenvolver diabetes.
Chá preto
Muito conhecido no combate a má digestão e por auxiliar no processo de emagrecimento, o chá preto é uma das bebidas que pode trazer resultados significativos para o controle da glicose. Fonte de antioxidantes, especialmente teaflavinas, um estudo mostra que beber mais de 1 xícara de chá preto por dia pode ajudar a reduzir o risco de diabetes em 14%.
Chá verde
Assim como o chá preto, o chá verde, que vem ganhando cada vez mais popularidade, é fonte de antioxidantes poderosos. Essa bebida também conta com catequinas, compostos que podem ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina, hormônio responsável por controlar a quantidade de glicose no sangue.
Água
Muitas pessoas não sabem da importância da água para o controle de açúcar no sangue. Além de não conter calorias, a água fornece a hidratação que o corpo precisa para essa tarefa. Além de reduzir os níveis de glicose, seu consumo regular também lubrificar as articulações e está associado a um risco 6% menor de diabetes tipo 2, segundo pesquisa da Diabetes & Metabolic Syndrome.
Veja mais:
Consuma de canudo: o superalimento que ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue se você o ingerir à noite