
Conheça os principais benefícios dessa bebida e aprenda a fazer em casa (Créditos: Shutterstock)
Os chás têm se tornado cada vez mais presentes na rotina de quem busca um estilo de vida saudável. Com uma grande variedade de infusões feitas a partir de plantas medicinais, cada tipo oferece benefícios únicos para a saúde. Entre as opções mais populares estão o chá de camomila e o de erva-cidreira, mas algumas ainda são pouco conhecidas, como o chá de dente-de-leão.
Sozinho, esse chá é famoso por auxiliar na perda de peso, no controle do açúcar no sangue e na redução do inchaço. Porém, quando combinado com limão — uma fruta rica em vitaminas e antioxidantes —, seus benefícios se tornam ainda mais potentes. Vem descobrir por que incluir essa bebida na sua rotina e como prepará-la em casa!
Quais são os benefícios do chá de dente-de-leão com limão?
Além de ser uma bebida perfeita para ficar mais relaxado, especialmente após um longo dia de trabalho, o chá também é um ótimo aliado para a saúde. O chá de dente-de-leão com limão possui propriedades diuréticas, laxantes e anti-inflamatórias, sendo uma combinação poderosa. E não se sinta intimidado pelo calor, essa bebida também pode ser consumida gelada! Veja os benefícios abaixo:
Ajuda na perda de peso
O consumo regular dessa infusão pode auxiliar no processo de emagrecimento graças ao seu efeito saciante e diurético, reduzindo a retenção de líquidos. A saciedade vai te ajudar a controlar o apetite e a redução da retenção de líquidos permite visualizar o seu peso real. A presença do limão nesse chá também ajuda devido às fibras e ao baixo nível de calorias.
Diminui o inchaço
Por ter um efeito diurético natural, esse chá ajuda a eliminar o excesso de líquido do corpo, aumentando a produção de urina e eliminando a retenção de líquidos. Essa também é uma ótima opção para quando se está passando pelo período pré-menstrual.
Controla o açúcar no sangue
Estudos apontam que o dente-de-leão pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, devido aos compostos ativos da planta, como a chicória e o ácido clorogênico. As pesquisam mostram que esses ativos podem melhorar a resposta do organismo à insulina, reduzindo assim os níveis de glicemia.
Ação anti-inflamatória
Essa bebida conta com uma ação anti-inflamatória significativa, combatendo processos inflamatórios que possam surgem no corpo. Esse é um benefício especialmente interessante para quem condições inflamatórias crônicas, como artrite e gastrite, por exemplo.
Receita de chá de dente-de-leão com limão
Ingredientes
- 1 a 2 colheres (sopa) de folhas secas de dente-de-leão
- 1 gomo de limão
- 2 xícaras de água filtrada
- 1 pedaço de gengibre fresco (opcional)
Modo de preparo
- Coloque a água para ferver
- Em um bule ou panela, coloque as folhas secas de dente-de-leão e o gengibre
- Adicione a água fervente, cubra com uma tampa ou pano de prato e deixe em infusão de 5 a 10 minutos
- Coe o chá e adicione o limão
- Sirva quente ou gelado
Veja mais:
Chás diuréticos: confira 8 chás que ajudam a desinchar
Como fazer chá: dicas e métodos de preparo para aproveitar no inverno