• Entrar
  • Cadastrar
Chá de amora equilibra o açúcar no sangue ou tem que comer a fruta para obter o benefício?

Conheça os benefícios do chá de amora e como a bebida pode ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. 

Chá de amora equilibra o açúcar no sangue ou tem que comer a fruta para obter o benefício?

Chá de amora controla a glicemia e tem ação antioxidante. (créditos: Shutterstock)

O chá de amora é uma infusão feita a partir da folha da amoreira. A bebida é uma boa fonte de vitaminas e minerais e contém uma alta quantidade de antioxidantes, como flavonoides e polifenóis. Algumas pesquisas também sugerem que o chá de folha de amora ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, o que pode ser benéfico para pessoas com diabetes ou pré-diabetes.

Mas os benefícios da bebida não param por aí. O chá de amora também tem propriedades anti-inflamatórias, fortalece o sistema imunológico e ainda alivia sintomas de má digestão.

Veja a seguir como o chá de amora pode ajudar no controle da glicemia e outras vantagens de consumir a bebida.

Compostos químicos do chá de amora auxiliam no controle da glicemia

As folhas da amoreira contém um composto químico, chamado 1-desoxinojirimicina (DNJ). Segundo uma pesquisa desenvolvida por cientistas japoneses, essa substância tem é capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue, principalmente após as refeições. Claro que sozinha a bebida não faz milagre, mas quando consumida como parte de uma dieta equilibrada, a infusão pode ser uma aliada no controle da glicose. Por isso, pessoas com diabetes são muito beneficiadas pelo chá de amora.

Se você está se perguntando se a fruta também oferece esse benefício, a resposta é sim. A amora em si não contém o composto 1-desoxinojirimicina, mas é fonte de fibras, nutrientes que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. As fibras retardam a digestão dos carboidratos, evitando que o corpo produza muita insulina e eleve a glicose.

Outros benefícios do chá de amora

As folhas de amora são ricas em antioxidantes, como flavonoides e polifenóis, que ajudam a combater os danos dos radicais livres no corpo. Os antioxidantes também fortalecem o sistema imunológico, previnem o envelhecimento precoce e ainda ajudam na saúde cardiovascular, promovendo a saúde do coração e dos vasos sanguíneos.

Outro benefício do chá de amora é que a infusão é rica em vitaminas e minerais. As folhas da amoreira, por exemplo, são fontes de magnésio, um elemento que auxilia no funcionamento muscular e nervoso, fortalece o para o sistema imunológico, mantém os ossos fortes e regula a pressão arterial. A bebida também fornece boa quantidade das vitaminas A, C e do complexo B.

Por fim, o chá de amora tem propriedades anti-inflamatórias e digestivas. Portanto, você pode consumir a bebida quando estiver com algum desconforto causado por má digestão ou para reduzir dores e inflamações no corpo.

Como preparar chá de folhas amora

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas secas de amora (ou 2-3 folhas frescas)
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo:

  1. Ferva uma xícara de água em uma chaleira. Depois, coloque a colher de sopa de folhas secas de amora em uma caneca e despeje a água fervente em um copo e tampe.
  2. Deixe as folhas em infusão na água quente por cerca de 5 a 10 minutos. Quanto mais tempo deixar, mais forte será o sabor e os benefícios extraídos das folhas.
  3. Por fim, coe e consuma a bebida logo em seguida.

O chá de amora pode ser consumido pela maioria das pessoas. Entretanto, quem sofrem de hipoglicemia, baixo nível de açúcar no sangue, devem ter cautela ao consumir a bebida. Diabéticos também precisam ficar atentos aos efeitos do chá, pois em alguns casos ele pode reduzir demais a glicose, o que pode ser perigoso. Nesse caso, só faça uso da infusão com orientação médica.

Veja também:

Como assim "amora toma susto"? É isso que acontece com a fruta antes de chegar na sua casa para ela ficar suculenta e gostosa

Temas relacionados