• Entrar
  • Cadastrar
O perigo mora no saquinho de chá: uma única xícara de chá tem bilhões de pequenas…

Estudo revela que sacos de chá feitos de materiais sintéticos podem liberar microplásticos na água durante o preparo. 

O perigo mora no saquinho de chá: uma única xícara de chá tem bilhões de pequenas…

Saquinhos de chá liberam milhões de microplásticos durante preparo da bebida, aponta estudo. (créditos: Shutterstock)

Tem dias que tudo o que a gente precisa é de uma xícara de chá. No entanto, uma bebida que oferece tantos benefícios à saúde também pode esconder alguns perigos. É o que afirma um grupo de pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), na Espanha.

Em um estudo publicado na na revista científica Chemosphere, os cientistas descobriram que os saquinhos de chá liberam milhões de microplásticos durante a infusão da bebida. Uma vez que essas partículas são ingeridas pelo ser humano, elas são absorvidas por células do intestino e podem cair na corrente sanguínea e se espalhar pelo corpo.

O experimento também mostrou que as células que as células responsáveis por produzir muco no intestino foram as que tiveram a maior absorção de microplástico, entrando até mesmo no núcleo celular que abriga o material genético.

Os perigos dos microplásticos para a saúde humana

No trabalho, os cientistas da UAB analisaram amostras de saquinhos de chá feitos de materiais sintéticos, como o nylon e polipropileno, e celulose. Após vários testes, eles perceberam que uma grande quantidade de microplásticos eram liberados após os saquinhos permanecerem em contato com a água quente durante o preparo da bebida.

Os de polipropileno emitiram aproximadamente 1,2 bilhão de partículas por mililitro, com tamanho médio de 136,7 nanômetros. Já os de celulose expeliram cerca de 135 milhões de partículas por mililitro, com tamanho médio de 244 nanômetros, Por fim, o de nylon-6 liberou 8,18 milhões de partículas por mililitro, com tamanho médio de 138,4 nanômetros.

Esses resultados chamaram a atenção dos pesquisadores devido aos potenciais riscos dos microplásticos à saúde humana e ao meio ambiente. Diversos estudos mostram que o acúmulo de partículas de plástico nos órgãos podem causar inflamações e desencadear respostas imunes que, se prolongadas, resultam no desenvolvimento de doenças autoimunes. Os microplásticos também tendem a ficar acumulados em diversos órgãos, como fígado, pulmão, intestino, coração e até no cérebro.

Como reduzir a exposição aos microplásticos

Embora o impacto total do microplástico na saúde humana ainda esteja sendo estudado, muitos especialistas recomendam a adoção de medidas para reduzir a exposição, como escolher produtos sem plásticos, evitar alimentos embalados em plásticos e preferir opções mais naturais e ecológicas.

Em relação aos chás, uma opção mais segura é optar por versões embaladas em sacos de papel ou, ainda melhor, usar infusores reutilizáveis feitos de aço inoxidável ou vidro. Outra alternativa é comprar chá a granel, sem embalagens, o que elimina completamente o uso de sacos de plástico.

Veja também:

O que acontece se eu beber uma xícara de chá todos os dias? Descubra 5 benefícios desse hábito
Quais alimentos NÃO armazenar em potes de plástico? Confira dicas para não errar!

Temas relacionados