• Entrar
  • Cadastrar
Quais alimentos NÃO armazenar em potes de plástico? Confira dicas para não errar!

Confira como armazenar alimentos em potes de plástico do jeito certo e garanta mais saúde e segurança na cozinha! 

Descubra o que não amarzenar em potes de plástico e aprenda a usar o utensílio do jeito certo! (Créditos: Shutterstock)

Potes de plástico são muitas vezes aliados da organização da cozinha e armazenamento dos alimentos, mas você sabia que nem sempre eles são a melhor opção? Existem, sim, tipos de plástico seguros, principalmente aqueles livres de BPA, mas, na dúvida, é melhor evitar esse tipo de embalagem para algumas comidas. Para ajudar você a fazer essa tarefa do jeito certo, compartilhamos a seguir algumas dicas do que não armazenar nesse tipo de embalagem e como usá-las de um jeito mais seguro. Confira!

Leite

Leite e laticínios no geral estragam com bastante facilidade e podem absorver o sabor e o resíduo de outros alimentos que já foram armazenados em determinada embalagem. Há maior risco de proliferação de fungos e bactérias, principalmente se o alimento ficar guardado por muito tempo. Potes de vidro são mais adequados para essa categoria.

Queijo

Apesar de o queijo fazer parte da categoria citada anteriormente, ele merece um destaque porque o armazenamento correto pode fazer toda a diferença na conservação do alimento. A maioria dos queijos solta algum líquido que favorece a proliferação de fungos e bactérias, o que se torna ainda mais arriscado caso o pote esteja arranhado pelos cortes da faca usada para cortar os pedaços. Enrolar o alimento em plástico-filme ajuda, bem como colocar o queijo na parte menos fria e mais úmida da geladeira.

Frutas e legumes

As cascas são as melhores barreiras de proteção das frutas e legumes. Por isso, o ideal é armazená-los sem cortar para não perderem nutrientes. Alimentos muito pigmentados também podem causar manchas nos potes de plástico com superfície mais porosa. Além disso, alimentos muito delicados ou de casca bem fininha tem maior risco de contaminação quando em contato com o plástico.

Cremes e sopas

Cremes, sopas e molhos também podem causar manchas nos potes de plástico e odor desse tipo de alimento penetra com muito mais facilidade na embalagem, principalmente se as porções estiverem quentes e bastante temperadas. Além disso, alguns tipos de plástico são bastante sensíveis ao calor e podem soltar resíduos tóxicos na comida quando os caldos e molhos são colocados ainda quentes nas embalagens. Se está na dúvida sobre a composição do produto, é melhor não usar!

Melhores opções de potes de plástico

Os potes de plástico são opções melhores para armazenar alimentos secos, longe de variações de temperatura que podem potencializar a liberação de toxinas. O polipropileno é um dos mais seguros, principalmente para esquentar alimentos no micro-ondas. Ele é identificado com o número 5 em um triângulo na embalagem. No mais, os potes de vidro têm vantagem de serem mais resistentes e a possibilidade de esterilização. Assim, o risco de contaminação e de acumularem cheiro e resíduo de alimentos é muito menor.



Veja mais

A gente aposta que você nunca pensou em usar o pote de vidro desse jeito! Veja essa dica incrível
Tire o cheiro de comida do pote de plástico com apenas 2 ingredientes e salve o utensílio!

Temas relacionados