O chá é conhecido por diversos benefícios e propriedades medicinais, mas esses são apenas alguns motivos que o destacam como uma das opções de bebidas que vêm se popularizando entre as pessoas que buscam alternativas saudáveis no dia a dia.
Com diversos sabores e atentendo a diversos paladares e necessidades, os chás são saborosos, hidratam o corpo e são fáceis de preparar. Dentre as vantagens de incorporar o chá à rotina, vale destacar que ele é repleto de antioxidantes capazes de frear o estresse oxidativo e proteger as células de moléculas nocivas.
No entanto, talvez você não saiba que o chá não deve ser consumido com determinados alimentos ricos em ferro, pois pode reduzir a absorção do mineral. Confira o que acontece no seu organismo e quando evitar essa combinação a partir da explicação de especialistas.
O que acontece se você beber chá com alimentos ricos em ferro
O chá preto e o chá verde são ricos em taninos, polifenóis (ou antioxidantes) encontrados naturalmente em alimentos vegetais. Graças às suas propriedades antioxidantes, os taninos são responsáveis por muitos benefícios do chá.
No entanto, acredita-se que os taninos reduzem a absorção de ferro, um mineral necessário para um sangue saudável. "Os taninos podem se ligar ao ferro, dificultando sua absorção pelo organismo", explica a nutricionista Johanna Salazar ao site Real Simple.
Embora alguns estudos realizados apontem esse efeito no organismo, há ressalvas! A maioria dos estudos realizados analisa a absorção de ferro em animais, não em humanos.
"Isso é importante porque os estudos em animais nem sempre preveem com precisão o mesmo efeito em humanos", explica a nutricionista Maddie Pasquariello.
Baber até três xícaras de chá por dia prejudica a absorção de ferro?
Maddie Pasquariello acrescenta que outros estudos, entretanto, analisaram apenas o efeito de curto prazo, examinando a absorção de ferro somente após uma única refeição, ou então envolveram doses de taninos muito mais altas do que a média de consumo de uma pessoa.
Outro ponto relevante é que existem poucos estudos em larga escala que sugerem que a ingestão moderada de uma a três xícaras de chá por dia prejudica significativamente o status do ferro, aponta Pasquariello.
"Se você é uma pessoa saudável e gosta de tomar uma ou duas xícaras de chá por dia, é improvável que esse hábito cause deficiência de ferro", afirma a especialista.
Porém, isso muda se você já tiver deficiência de ferro. "Nesse caso, é possível que o consumo excessivo de chá possa levar a problemas de ferro", diz Pasquariello, destacando que a pessoa precisaria beber litros de chá por dia.
Se você estiver preocupado com a absorção de ferro ou tiver uma deficiência de ferro preexistente, apenas evite beber chá em excesso. Como alternativa, procure substituir o chá preto, que é particularmente rico em taninos, pelo chá verde ou branco.
Ferro não-heme e ferro heme: qual é melhor absorvido pelo corpo
No que diz respeito à absorção de ferro, também vale a pena considerar o tipo de ferro que você tem o hábito de consumir com o chá.
-
O ferro heme é encontrado em alimentos de origem animal, incluindo carnes, aves e peixes;
- O ferro não-heme é encontrado em fontes não animais, como verduras de folhas escuras, legumes, frutas secas e grãos enriquecidos com ferro.
"O ferro heme é mais bem absorvido pelo organismo, enquanto o ferro não-heme não é tão bem absorvido", observa Salazar.
Os taninos afetam principalmente a absorção do ferro não-heme. Isso significa que eles são menos problemáticos para o ferro de origem animal.
Esses são os alimentos que não devem ser consumidos com o chá
Não é preciso reduzir drasticamente o consumo de chá. Segundo as especialistas, basta evitar consumir o chá com alguns alimentos ricos em ferro. Saiba quais são:
Vegetais verdes com folhas:
Vegetais verdes folhosos, como espinafre, couve e acelga, são grandes fontes de ferro não-heme, o tipo que não é facilmente absorvido pelo corpo. Neste caso, vale a pena avaliar o consumo de chá se estiver preocupada com os níveis de ferro ou se costuma evitar carnes, aves ou peixes.
Você pode tomar o chá separadamente da refeição ou escolher o chá verde em vez do chá preto, orienta Pasquariello.
Feijão:
Como fonte de ferro não-heme, o feijão é outro alimento que você pode considerar consumir separadamente do chá. Um ponto importante é que o feijão também contém taninos.
Experimente consumir o feijão com uma fonte de vitamina C, que pode promover a absorção do ferro não-heme. Exemplos saborosos incluem pimentões, tomates e suco de limão.
Tofu:
O tofu é uma excelente fonte vegetal de ferro. Meia xícara de tofu contém cerca de 36% da ingestão diária recomendada de ferro, enquanto a mesma quantidade de bife contém cerca de 16%, diz Pasquariello.
No entanto, o ferro no tofu é não-heme, ou seja, menos absorvido do que o ferro heme no bife. Se você tem níveis de ferro prejudicados e costuma tomar muito chá, o ideal seria evitar a bebida quando comer tofu.
Nozes:
As nozes também são fonte de ferro não-heme. Os cajus, particularmente, oferecem cerca de 19% da ingestão diária recomendada para mulheres, afirma Pasquariello.
Embora as nozes, assim como o chá, contenham taninos naturalmente, a combinação dos dois alimentos não necessariamente afetará negativamente sua saúde a longo prazo.
Se você deseja aumentar a absorção de ferro das nozes, procure combiná-las com alimentos ricos em vitamina C, como morangos ou laranjas, para um lanche saboroso.
Veja mais!
Veja por que você NUNCA deve adoçar o chá (nem com adoçante!)
Chás não são inofensivos como parecem e podem ser perigosos se consumir do jeito errado