Todo mundo sabe que infusões diferentes têm efeitos diversos em nosso organismo. Por exemplo, o chá de camomila ajuda com a insônia enquanto o chá de erva-doce e de erva-cidreira é anti-inflamatório. Por sua vez, o chá verde é famoso por ajudar no processo de emagrecimento.
O ideal é preparar a bebida de acordo com suas necessidades e gostos. Felizmente, as prateleiras do mercado têm uma variedade enorme de produtos!
Mas é provável que você já tenha se perguntado se existe alguma diferença entre o chá de saquinho e o de folha. Ou, ainda, será que os benefícios dos dois são os mesmos? Para acabar com essas dúvidas, conversamos com a nutricionista Lidiane Morais (@lidi.personal.nutri). Ficou curioso? Descubra a resposta no TudoGostoso.
Chá de saquinho ou chá feito com a erva: qual é melhor?
A nutricionista Lidiane Morais se refere aos chás de saquinho como “chás recreativos”, pois eles são uma bebida saborosa para muitas pessoas e podem ter alguns efeitos, mas não são tão benéficos quanto os chás de ervas.
“Eles não têm os mesmos benefícios. Na verdade, os chás de saquinho, na maioria das vezes e das marcas, podem vir com partes de plantas que não fazem tanto efeito, aditivos e até corantes”, explicou a especialista.
A verdade é que o produto, apesar de ser melhor para a saúde do que a maioria das bebidas disponíveis no mercado, o chá de saquinho é um produto industrializado. O processamento das plantas, que são trituradas, resulta em mudanças oxidativas e evaporação dos nutrientes encontradas nas ervas.
Então, para aproveitar ao máximo os efeitos benéficos das suas infusões favoritas, o melhor é preferir os chás feitos com as próprias ervas.
Veja mais!
A verdadeira baunilha passou longe: o que tem na “essência de baunilha” e como saber qual estou comendo nas receitas?
"Sou médica e este é o pão nº 1 para a saúde do cólon"