Os alimentos in natura são os que não passam por nenhum processo industrial: saiba mais.
Você sabia que os alimentos que consumimos podem ser classificados em três categorias quando o assunto é a forma como são produzidos? Parece fácil encontrar a diferença entre os alimentos in natura e os processados, mas esses últimos ainda são divididos em outros dois grupos, bem diferentes entre si. Quer saber mais sobre esse assunto? Confira!
In natura
In natura são os alimentos que podem ser consumidos da forma que vêm ao mundo, ou seja, eles são vendidos sem passar por um pré-preparo antes de chegar à mesa do consumidor. Nessa categoria entram as frutas (e sucos), verduras, legumes, tubérculos, ovos, carnes, cogumelos frescos etc. Além de deliciosos, esses produtos possibilitam uma infinidade de preparações culinárias. No site do TudoGostoso, você encontra receitas incríveis com esses ingredientes. Ouse na cozinha!
O café passa por processos industriais antes de chegar à mesa do consumidor.
Minimamente processados e processados
Os alimentos considerados minimamente processados e processados são aqueles que, apesar de passarem por algum processo da indústria antes de chegar à mesa do consumidor, não podem ser considerados in natura por alguns motivos básicos. Alguns desses produtos contam com adição de sal, açúcar ou algum tipo de gordura, para que sua validade seja mantida. Outros passaram por procedimentos como secagem, fracionamento, moagem, entre outros processos mecânicos para que algumas partes deles sejam descartadas. Exemplos de alimentos minimamente processados e processados são os enlatados, como sardinha e atum, ervilha e milho, algumas marcas de tomates pelados, extrato de tomate, arroz, feijão e outros grãos, cereais (trigo, aveia), farinhas, macarrão, leite, iogurte, chá, café, frutas e cogumelos secos, especiarias, alguns tipos de castanhas etc.
Ultraprocessados
Os ultraprocessados compõem toda a sorte de produtos industrializados, que contém, além de sal, açúcar e óleos em sua composição, substâncias como corantes, aromatizantes, conservantes, realçadores de sabor e outros. Para saber mais, fique sempre atento aos rótulos das embalagens. Assim, você pode se informar sobre a quantidade e tipos de ingredientes que estão no produto que vai consumir.
As batatas fritas de pacote são exemplos de alimentos ultraprocessados. Saiba por quê!