A erva-doce não é só o “tempero” do bolo de fubá simples. A planta também é muito usada para fazer chá e tomar uma infusão deliciosa e com vários efeitos para a saúde. Desde muito tempo se sabe dos benefícios dos chás que já foram usados na antiguidade para tratar doenças. Até hoje um bom chá pode ajudar na imunidade do corpo e em outros problemas. Mas como até o que é bom pode fazer mal, o chá de erva-doce tem malefícios se exagerar na dose e contraindicações dependendo da pessoa. Por isso, descubra no TudoGostoso se você pode beber chá de erva-doce, os malefícios da bebida e se, afinal, ele faz bem ou não.
Quais são os malefícios do chá de erva-doce?
Não é por ser uma bebida de plantas naturais e com poucos aditivos que o chá de erva-doce pode ser tomado sem controle. Quando você consome demais, os efeitos colaterais do chá de erva-doce podem levar a náuseas e vômitos, sonolência, e até reações mais graves como alergias na pele ou respiratórias. Mas para chegar nisso precisaria beber bastante chá. Para ficar seguro, o indicado é beber no máximo 3 xícaras de chá de erva-doce e evitar tomar dias seguidos.
Mas o chá de erva-doce é contraindicado para algumas pessoas que podem passar por alguns problemas mesmo em doses menores. Existem pessoas que têm alergia ao anis ou ao anetol, componente da planta, e não podem consumir a bebida. O chá de erva-doce é contraindicado para mulheres grávidas ou lactantes por não existirem testes o suficiente que tornem a bebida segura, ainda mais por ter efeito nos hormônios. Crianças também devem evitar o chá, especialmente as menores de 12 anos por causa de possíveis alergias.
O anetol, componente do chá de erva-doce , imita o efeito do estrogênio no corpo feminino. Por causa disso, pessoas com algum problema hormonal, como hiperestrogenismo, ou que estejam fazendo reposição hormonal, como em casos de câncer de mama, devem evitar beber chá de erva-doce sem acompanhamento médico. Outro componente da erva é a cumarina, que tem efeito anticoagulante. Pessoas que já tomam remédios anticoagulantes ou possuem outros problemas circulatórios também precisam ter cautela com esse chá.
Quais são os benefícios do chá de erva-doce?
Apesar de ter essas contraindicações, beber chá de erva-doce pode fazer muito bem para a saúde. O chá de erva doce tem ação anti-inflamatória e analgésica ótima para combater resfriados e dores de cabeça. O efeito estrogênico do anetol para a maioria das mulheres é benéfico por aliviar cólicas menstruais e sintomas da menopausa.
Apesar de poder causar náuseas em excesso, em menores quantidades o chá de erva-doce é bom para amenizar enjoos e melhorar a digestão. Ele tem até efeito detox que elimina excesso de líquido corporal que causa os inchaços indesejados. Ou seja, o chá de erva-doce tem mais benefícios do que malefícios na maioria dos casos. Tomando em quantidades menores e com acompanhamento médico, se for necessário, pode fazer muito bem para a sua saúde.
Veja mais:
Funcho e erva-doce é a mesma coisa? Saiba tudo sobre essa planta medicinal
Erva-cidreira X capim-cidreira: saiba a diferença entre as plantas, benefícios e como fazer esses chás poderosos
Dica do dia: não jogue o saquinho de chá fora e veja 7 coisas incríveis para fazer com eles