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Benefícios e malefícios do ovo de codorna: é isso que acontece com o seu corpo se comer mais de 5 ovinhos por dia

O ovo de codorna é muito consumido como petisco e pode ter vários benefícios, mas é importante ficar atento ao seus malefícios para não exagerar na dose

Veja as vantagens e desvantagens de comer ovo de codorna e qual a quantidade recomendada (Créditos: Shutterstock)

O ovo de codorna é um alimento fácil de preparar e um petisco prático para uma boa comida de boteco em casa. Até mesmo descascar ovo de codorna não é tão difícil quanto muita gente imagina. Assim como existem benefícios em comer ovo cozido, comer ovo de codorna pode ser vantajoso para a sua saúde, contanto que tenha parcimônica!

Mesmo com muitos benefícios, o ovo de codorna tem malefícios que ficam ainda mais relevantes quando comemos mais de 5 unidades por dia – o que é pouco considerando o tamanho do ovo. Para não ser pego de surpresa, confira no TudoGostoso os benefícios e malefícios do ovo de codorna e descubra se você pode comer ou se deve evitar.

Quais são os benefícios do ovo de codorna?

O ovo de codorna é um ingrediente considerado bastante saudável e benéfico para incluir na alimentação. O ovo de codorna tem mais nutrientes do que o ovo de galinha por peso do alimento, inclusive mais proteínas e uma facilidade maior de digeri-las! Ou seja, se você faz ovo frito todos os dias para ter as proteínas que precisa para um cardápio fitness, pode valer a pena trocar de vez em quando pelas pequenas versões do ovo de codorna frito.

O ovo de codorna também supera o ovo de galinha em quantidade de ferro, potássio e de vitaminas do complexo B. Isso traz benefícios como prevenir a anemia, auxiliar no funcionamento das células e dos músculos, facilitar o metabolismo e a digestão de gorduras. Mais minerais essenciais para o nosso corpo diariamente também estão nesses pequenos alimentos, como cálcio, magnésio, manganês, zinco e cobre.

Por causa dos benefícios do ovo de codorna, ele pode ser um bom alimento para controlar o colesterol ruim e reduzir a pressão arterial. As proteínas e o potássio do ingrediente são ótimos para fortalecer os músculos e ganhar mais massa muscular. O ovo de codorna tem vitamina A e luteína, famosos por proteger os olhos e deixar a visão em dia. Bom para qualquer idade, o ovo de codorna é bom para o crescimento das crianças por causa dos aminoácidos. E ainda é ótimo para manter a memória boa e se prevenir contra doenças como o Alzheimer graças aos seus ácidos graxos.

Quais são os malefícios do ovo de codorna?

O ovo de codorna consegue esconder um mundo de benefícios daquele pequeno ovinho. Mas apesar do seu tamanho, ele também esconde um problema: seu alto teor de gordura saturada. O ovo de codorna tem mais gordura do que o ovo de galinha e, por causa disso, comer apenas 5 ovinhos de uma vez já pode prejudicar a sua alimentação. Para quem tem colesterol alto ou se preocupa com isso, é importante não passar de 5 ovos por dia e se limitar a consumir no máximo 3 vezes por semana. Lembre sempre de balancear sua alimentação para obter os benefícios do ovo de codorna sem dar um tiro do pé.

Tudo também depende de como você consome o ovo de codorna. O ovo de codorna cozido costuma ser mais saudável e você pode temperar com ervas. O ovo de codorna frito é mais gorduroso, mas em parcimônia pode entrar no cardápio. Fique atento ao ovo de codorna em conserva por causa da quantidade de sal se tiver problemas de pressão sanguínea. Já comer ovo de codorna cru, que muita gente pode achar mais saudável por ser natural, é um perigo por causa do risco de contaminação de salmonela. Cada pessoa tem seu tipo de alimentação, então lembre sempre de montar um cardápio adequado para você.

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