• Entrar
  • Cadastrar
Pode comer ovo de codorna cru? O TudoGostoso responde essa dúvida!

O ingrediente foi consumido em um programa de televisão e acendeu o alerta se é saudável ou não a gente comer ovo de codorna cru! 

Descubra com a gente se pode ou não comer ovo de codorna cru e apenas isso. (Créditos: Shutterstock)

Ontem um reality show famoso mostrou os participantes em um momento que eles precisavam comer ovo de codorna cru. Isso mesmo, as pessoas acabaram comendo ovo de codorna cru para se alimentar. E isso fez com que muitas pessoas parassem para pensar: "será que podemos comer ovo de codorna cru?". O ovo de codorna é um ingrediente maravilhoso, que pode ser usado em diversas receitas. Fácil de ser preparado, ele também é encontrado com muita facilidade nos mercados. Mas será que é saudável comer esse item in natura, direto da caixa para o prato? Confira com a gente os detalhes e tudo sobre isso.

Podemos comer ovo de codorna cru?

Então, assim como o ovo de galinha, o ovo de codorna é um ingrediente superversátil. Além disso, ele possuí uma grande quantidade de proteínas que aumenta e melhora nossa massa muscular. Ele também é rico em ácido fólico, ferro e muitas vitaminas. Por todos esses benefícios, ele é muito indicado para a prevenção de anemia e durante a gravidez.

Mas, infelizmente, nem todos os preparos do ovo podem ser benéficos. O ovo de codorna cru é pouco indicado, principalmente pelas recomendações gerais da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além do gosto que pode não agradar a maioria dos paladares, comer o ovo de codorna completamente cru pode aumentar o risco de se contaminar com salmonella. A salmonella é uma bactéria que causa um grande mal estar e pode ter riscos bem altos, principalmente em crianças. Também conhecido como a "doença do ovo", esse problema causado pelo ovo de codorna cru leve a febre alta, diarreia e vômitos.

Por isso, o ideal é evitar o consumo dos ovos crus, sejam eles de galinha ou codorna. Assim, é importante diminuir o consumo dele assim, seja sozinho ou participando de receitas como maioneses e mousses. E, claro, que sempre ficar de olho no lugar que você está comprando esses alimentos e o estado de conservação deles.

Como comer então?

Agora, não precisa retirar o ovo de codorna da sua rotina não, pelo contrário. Esse ingrediente, frito ou cozido, pode te trazer vários benefícios, já que é rico em nutrientes e muito proteico. Por isso, vá atrás de receitas fáceis e que podem ter o ovo de codorna na lista de ingredientes, como saladas e lanches.

Temas relacionados