Se você acessou a internet nos últimos dias, ou assistiu aos jornais na TV, você deve ter visto a polêmica sobre os ovos de codorna que eclodiram na prateleira de um mercado no Piauí. O fato aconteceu em 21 de setembro, mas a notícia só se espalhou pelo Brasil a partir do dia 13 de outubro. Isso levantou o questionamento: ovos galados podem ser comercializados? Hoje o TudoGostoso vai explicar por que isso aconteceu e qual a diferença entre os ovos. Confira!
Afinal, o que aconteceu para que os ovos eclodissem no mercado?
O que são ovos galados?
Ovos galados são os ovos que foram fecundados. Normalmente, a maioria dos ovos vendidos nos mercados não são fecundados e não correm o risco de eclodir nem nas prateleiras, nem na casa do consumidor. Os ovos galados são mais sensíveis às altas temperaturas que podem agilizar a incubação, e foi isso que aconteceu no Piauí, em um dia que a temperatura chegou a 37º C.
Ovos galados podem ser comercializados?
Os ovos fecundados não devem ser comercializados, e os estabelecimentos devem dar preferência aos ovos não galados, porque eles tem uma validade maior, durando mais tempo tanto nas prateleiras quanto na casa dos compradores. Contudo, o que acontece é que os machos e as fêmeas devem ficar separados nas granjas, para que os ovos não sejam fertilizados. O problema é que algumas granjas não conseguem fazer esse controle com eficiência, o que ocasiona no envio de ovos fecundados para venda.
Apesar de o fato ter acontecido com ovos de codorna, ele poderia ter ocorrido com qualquer tipo de ovo
Faz mal comer ovos fecundados?
Não faz mal comer ovos galados! Apesar de os especialistas aconselharem a venda apenas de ovos não fecundados, os ovos galados podem ser consumidos sem problemas, mas é preciso ficar atento à validade. Alguns tipos de ovos são mais fáceis de encontrar galados, como é o caso do ovo caipira, principalmente se for adquirido de pequenos produtores ou de sítios de amigos e parentes. Isso acontece porque os machos e fêmeas costumam viver juntos e mais livres do que os ovos de granja.
Como armazenar ovos galados?
O verdadeiro pulo do gato para o consumo de ovos galados está no armazenamento. Diferente dos outros tipos de ovos, ele deve ser armazenado na geladeira assim que coletado ou comprado, para que sua validade aumente e não corra o risco de nascer por conta de temperaturas elevadas. Quando colocamos o ovo na geladeira não tem possibilidade do embrião se desenvolver. Porém, mesmo conservado dentro da geladeira, o ovo galado dura bem menos tempo do que o ovo comum, por isso deve ser consumido rapidamente.
O ovo galado deve ser armazenado na geladeira assim que adquirido
Leia também:
Como descascar ovo de codorna facilmente: veja dicas
10 formas de usar a casca de ovo que você nunca imaginou. Ela é poderosa!