• Entrar
  • Cadastrar
Achocolatado X chocolate em pó: descubra as diferenças e veja qual é melhor para as suas receitas!

Muita gente nem imagina, mas o chocolate em pó e o achocolatado apresentam diferenças consideráveis em sua composições. Entenda agora!

Achocolatado X chocolate em pó: descubra as diferenças e veja qual é melhor para as suas receitas!

O chocolate em pó e o achocolatado estão longe de serem a mesma coisa! (Créditos: Shutterstock)

Tanto o chocolate em pó quanto o achocolatado são uma delícia e isso todo mundo está cansado de saber. Entre os produtos do mercado, um sempre está próximo ao outro, mas o que poucos sabem é que existem grandes diferenças entre esses dois! Veja quais são e qual é o mais recomendado! Confira agora no TudoGostoso e surpreenda-se!

Composição do chocolate em pó

O chocolate em pó faz um grande sucesso entre as receitas doces! Quem não gosta de um bom brigadeiro, brownie ou pavê feito com esse produto, não é? Ele é feito a partir do cacau. Após o fruto ser torrado, triturado e peneirado, forma-se então o conhecido cacau em pó. Mas isso não é tudo! O chocolate em pó como conhecemos é a junção desse alimento, com o açúcar, ambos com proporções equivalentes a 50% de cada um em sua composição.

E o achocolatado é feito de quê?

Já no achocolatado a porcentagem de cacau em pó é menor, correspondendo a cerca de 30%. Os outros 70% de sua composição conta com diversos ingredientes, como o próprio açúcar, o extrato de cereal, as vitaminas, as gorduras adicionais e entre outros. Por não conter grandes quantidades da matéria prima que é o cacau, o seu preço pode acabar sendo mais acessível no mercado, servindo para reduzir os gastos, mas fique de olho nos perigos que o açúcar pode causar para a saúde!

Qual escolher: chocolate em pó ou achocolatado?

Quanto mais cacau e menos açúcar, mais saudável será para o corpo! Então, se você está na dúvida e se o preço cabe dentro do seu orçamento, priorize a compra do chocolate em pó. Apesar de estar longe de ser o mais saudável, ele apresenta níveis de riscos a longo prazo menores que o achocolatado, por exemplo. Você também pode optar pela melhor opção entre essas: o próprio cacau em pó! Ele não leva açúcar ou adicionais em sua composição, além de ter a textura mais fina. Esse produto é o cacau em seu estado puro e não se enquadra na categoria de alimentos ultraprocessados, além de ser ótimo para dosar a quantidade de doçura no preparo das receitas. Ele é consideravelmente ainda mais caro que o chocolate em pó, mas sem dúvidas, ao escolher por ele a sua saúde será beneficiada.

Cuidado com o açúcar em excesso

De maneira geral, o consumo de maneira exagerada desses alimentos deve ser evitado, já que, com exceção do cacau em pó, o chocolate em pó e o achocolatado apresentam quantidades consideravelmente altas de açúcar. Comê-los diariamente pode gerar dores abdominais, desconfortos gástricos, e até insônia no caso de alguns achocolatados conterem cafeína. Além de, é claro, problemas com a glicose, como a diabetes e o sobrepeso. Sempre procure a ajuda de um nutricionista para ajustar a dose diária de consumo com as suas refeições.

Veja mais
Você está sendo ENGANADO? Descubra se chocolate branco é chocolate ou não!
Bolo de chocolate cremoso SEM FARINHA é a receita perfeita para quem é intolerante ao glúten! Confira
Chocolate quente no micro-ondas que fica pronto em 3 MINUTOS é perfeito para os dias frios!

Temas relacionados