• Entrar
  • Cadastrar
Bolo de chocolate cremoso SEM FARINHA é a receita perfeita para quem é intolerante ao glúten! Confira

Você vai se apaixonar por essa receita de bolo de chocolate cremoso sem farinha de trigo!

O bolo de chocolate cremoso sem farinha de trigo tem uma textura macia que lembra uma mousse! (Créditos: Shutterstock)

O bolo de chocolate é um queridinho para qualquer comemoração ou até mesmo junto com o cafezinho da tarde. Por aqui, nós já ensinamos um monte de receitas de bolo de chocolate, desde as mais simples até as mais difíceis, com recheio e cobertura. Hoje vamos mostrar como fazer um bolo diferenciado: bolo de chocolate cremoso sem farinha de trigo. Uma receita simples e muito gostosa, você vai surpreender todo mundo com o sabor e a cremosidade dessa belezinha. Confira!

Receita de bolo de chocolate cremoso sem farinha: aprenda como fazer em casa!

Ingredientes:

  • 580 gramas de chocolate amargo
  • 400 gramas de manteiga
  • 10 ovos em temperatura ambiente
  • 200 gramas açúcar

Modo de preparo:

Preparar o bolo de chocolate sem farinha de trigo é muito fácil e não tem mistério nenhum. Como ele utiliza bastante ovo e manteiga, sua textura fica extremamente cremosa, quase parecendo uma mousse. Apesar de ser um bolo de chocolate, ele fica parecendo mais uma torta, é simplesmente perfeito!

O primeiro passo para fazer essa receita é derreter o chocolate junto com a manteiga. Para isso, a melhor técnica a ser usada é o banho-maria, na qual você consegue controlar melhor a temperatura e garantir que o chocolate irá derreter sem queimar.

No entanto, você também pode realizar esse processo no micro-ondas, mas é preciso tomar muito cuidado para não queimar; portanto, o ideal é derreter de 10 em 10 segundos. A cada vez que abrir o eletrodoméstico para verificar, dê uma leve mexida no recipiente, dessa forma, o chocolate irá derreter mais uniformemente. Quando tudo estiver bem derretido, reserve.

Em outro recipiente, adicione os ovos e o açúcar e bata bem até incorporar. Não tem necessidade de esperar a mistura clarear, então, assim que estiver homogêneo, já pode entrar com o chocolate e a manteiga derretidos. Continue batendo bem até que forme uma massa densa e bem homogênea.

Despeje a massa em uma forma untada com manteiga e chocolate ou cacau em pó (não use farinha de trigo para não deixar o bolo esbranquiçado). Coloque a forma de bolo dentro de uma assadeira com água quente. Sim, esse bolo deve ser assado em banho-maria, igual pudim, em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 1 hora.

Quando estiver assado, retire o bolo do forno e leve para a geladeira, pois esse bolo deve ser servido gelado. Na hora de servir, você pode polvilhar chocolate em pó por cima e até adicionar uma bola de sorvete de baunilha, fica ótimo!

Veja também:

Bolo de chocolate com especiariasé a receita exclusiva do TudoGostoso perfeita para sair do básico!
Esses ingredientes são indispensáveis para o bolo de chocolate fofinho como uma nuvem!

Temas relacionados