Você escolhe uma receita para preparar, na lista de ingredientes tem “chocolate em pó”, então você abre o armário e só encontra cacau em pó. O que você faz? Será que é tudo a mesma coisa? Trocar interfere no resultado final? E o achocolatado, pode usar? Essas são dúvidas comuns para quem está iniciando no universo da confeitaria.
Se você já se questionou sobre isso, saiba que chocolate em pó, cacau em pó e achocolatado não são a mesma coisa. A principal diferença está na composição desses alimentos e, por esse motivo, cada um é indicado para um tipo de preparo diferente. Quer solucionar suas dúvidas sobre o tema? Então continue a leitura, que o TudoGostoso te explica!
Cacau em pó é a opção mais natural e não leva açúcar
Qual a diferença entre chocolate em pó, cacau em pó e achocolatado?
Na verdade, a grande diferença está na quantidade de açúcar presente em cada um deles. Isso acaba alterando textura, sabor e, principalmente, o valor nutricional dos alimentos. Entenda os detalhes sobre cada um e veja como escolher o que mais combina com a sua rotina:
Chocolate em pó
O chocolate em pó é composto majoritariamente de cacau, variando entre 50% a 70%. Isso deve ser checado na embalagem do produto, na parte de ingredientes. Se o primeiro item da lista for cacau em pó, significa que esse é o item em maior quantidade no produto, o que é um ótimo sinal.
Ainda assim, o chocolate em pó pode conter açúcar ou outros adoçantes. É uma opção mais saudável do que o achocolatado e pode ser usado em receitas como bolos e biscoitos sem grandes problemas. Para quem tem o hábito de tomar achocolatado no café da manhã, essa também é uma substituição mais benéfica para a saúde e menos drástica para o paladar do que o cacau em pó.
Receitas feitas com achocolatado ficam mais doces
Achocolatado
Existem de várias marcas e geralmente são vendidos com foco no público infantil. Apesar de alguns prometerem vitaminas e sais minerais, não se deixe enganar: o ingrediente em maior quantidade no achocolatado é o açúcar. Em algumas marcas, o açúcar alcança até 90% da composição. Impressionante, né?
Consequentemente, as receitas feitas com achocolatado ficarão mais doces e caramelizadas. O açúcar também traz uma maior solubilidade ao pó, tornando-o mais fácil de mistura-lo no leite ou leite condensado, por exemplo, em comparação ao cacau ou chocolate em pó.
O achocolatado também pode ser usado em receitas diversas, como bolos, tortas e até mousse. Mas tenha em mente que o preparo ficará bem mais doce, o que pode demandar um ajuste nos outros ingredientes da receita. Além disso, o uso do achocolatado confere uma cor mais fraca à sobremesa, como um marrom claro.
Cacau em pó
Quando uma receita pede cacau em pó, trata-se de 100% cacau, a versão mais saudável possível do ingrediente. Ele não é um ultraprocessado como o achocolatado e, diferentemente do chocolate em pó, não leva nenhum adoçante. É o estado mais natural do cacau.
Como o esperado, o cacau em pó é bem mais amargo do que as opções anteriores e confere às receitas um sabor forte e profundo de chocolate. Também é capaz de proporcionar uma cor marrom bem vívida aos doces, o que torna bolos e brownies visivelmente mais apetitosos.
Dependendo da receita e do seu paladar, é possível adicionar açúcar ao cacau em pó para equilibrar o sabor ou, ainda, usar outros ingredientes para trazer mais doçura, como mel, xarope de bordo e até frutas.
Veja mais: