O queijo minas é o queijo brasileiro mais popular do país, estando presente na casa maioria da população. Ingrediente principal do queridinho pão de queijo e de muitas outras receitas deliciosas, o queijo minas possui muitos tipos diferentes. Hoje o TudoGostoso vai falar sobre as diferenças entre o queijo minas padrão e o queijo minas frescal. Continue lendo para saber tudo!
O queijo minas padrão é o queijo usado para fazer pão de queijo, já que ele tem um sabor mais acentuado e derrete melhor
Qual a diferença entre o queijo minas padrão e o queijo minas frescal?
Antes de começar a explicar a diferença entre os dois tipos de queijo, é importante explicar exatamente o que é o queijo minas. Bom, como o próprio nome já diz, é o queijo que é feito em Minas Gerais, e esse termo engloba qualquer queijo produzido no estado. Entretanto, o queijo minas se tornou, em diversos estados, sinônimo dos queijos minas padrão e minas frescal. Em São Paulo, Cuiabá e Rio de Janeiro, por exemplo, queijo minas é sinônimo de queijo branco, que, neste caso, é o queijo minas frescal. Por isso, hoje iremos focar nesses dois tipos de queijo minas.
A verdade é que os dois queijos minas possuem exatamente a mesma receita. O que os difere é o modo de preparo. Enquanto o queijo minas frescal é a forma mais fresca do queijo, ainda dessorando e bem macio, o queijo minas padrão é levemente maturado, e isso o torna menos úmido e macio, com uma casca levemente amarelada e dura.
O processo de produção dos dois queijos começa com a coagulação do leite, separando-o em uma massa sólida de proteínas e gorduras, que é queijo, e o soro do leite. A partir daqui, o processo dos queijos começa a ser diferente. É adicionado sal na massa sólida, misturando e deixando-a dessorar mais um pouco; contudo, esse processo é bem rápido e logo o queijo está pronto para consumo. Esse é o queijo minas frescal: bem branquinho, cor de leite, e supermacio.
Queijo minas passando pelo processo de maturação ou cura
Para produzir o queijo minas padrão é adicionado fermento à mistura sólida. Esse fermento, também conhecido como cultura láctea, é um o que irá dar o sabor e o aroma característico do queijo. Porém, são necessárias condições específicas de temperatura e umidade para que o fermento aja, e esse processo pode demorar desde 20 dias até anos. Isso se chama de cura ou maturação.
O queijo minas frescal possui um sabor mais suave do que o queijo minas padrão, mas o padrão é o melhor para usar em receitas que necessitam queijo derretido.
O queijo minas frescal é bem branquinho e macio
É possível produzir queijo minas em casa?
Com certeza! No entanto, o queijo frescal é bem mais fácil e rápido, e pode ser uma opção melhor para quem não tem tanto tempo para gastar na cozinha. Para produzir em casa, você irá precisar de 4 litros de leite, 16 colheres (sopa) azeite branco, 1 colher (sopa) manteiga e sal a gosto.
Você pode usar o leite longa vida, aquele de caixinha que fica nas prateleiras dos supermercados. No entanto, o melhor mesmo é usar o leite pasteurizado, que vem em saquinhos ou em garrafas, ou até mesmo o leite direto da vaca, se você tiver acesso.
O primeiro passo é aquecer o leite, mas levemente, sem deixar levantar fervura. Assim que a nata se juntar na parte de cima, já pode desligar. Então, adicione o vinagre branco para fazer a coalhada. Também é possível fazer com coalho (o coagulante líquido), nesse caso são 4,5 ml para os 4 litros de leite. Depois de adicionado o vinagre ou o coalho, faça "cortes" no leite com ajuda de uma colher e espere alguns minutos para coalhar.
Coe todo o leite talhado, para separar a coalhada do soro do leite. É importante apertar bastante a parte sólida na peneira, para retirar todo o soro. E nada de desperdiçar soro de leite, viu? Dá para fazer muitas receitas com ele e ele ainda faz bem para a saúde!
Para se certificar de que o queijo não ficará com gosto de vinagre, você pode lavá-lo com um pouco de água ou até leite. Depois, acrescente a manteiga e o sal a gosto e misture bem. O sal, além de temperar o queijo, ainda contribui para que ele dessore mais rápido.
Pensou que acabou? Nada! Pode voltar a amassar bem o queijo na peneira, para ele soltar toda a água. Essa parte realmente é mais chatinha, mas a gente promete que vale a pena! Pode amassar bastante. Quando ele estiver bem sequinho, transfira para um pote que seja todo furadinho no fundo. Uma dica é comprar um pote de plástico bem baratinho, ou usar um velho, aquecer um garfo e furar toda a parte debaixo.
Com o queijo no pote, pode amassar bem mais um pouco. Quando o queijo estiver bem durinho, tampe e leve para a geladeira por 12 horas, mas coloque-o dentro de outro recipiente para não vazar soro na sua geladeira e sujar tudo. Na metade do tempo, vire o pote, para o queijo dessorar dos dois lados. E está pronto! Um queijo mais natural e com menos aditivos.
O queijo minas padrão é mais consistente, sendo levemente amarelado e duro por fora
Veja mais:
Comida mineira além do pão de queijo: confira as receitas mais gostosas e tradicionais da região
Conheça o queijo canastra: eleito melhor queijo do mundo é brasileiro e tem sabor único