• Entrar
  • Cadastrar
Alho branco X alho roxo: entenda a diferença entre eles e escolha o melhor para os seus pratos!

O TudoGostoso explica as principais diferenças entre o alho branco e alho roxo para você saber qual usar!

Não sabe qual alho comprar no mercado? Vem aprender as diferenças entre o branco e o roxo! 

Você já chegou no mercado, hortifruti ou feira e deu de cara com dois tipos de alho, com preços diferentes, e não sabia qual escolher? Então vem que o TudoGostoso vai te ensinar quais são as diferenças entre o alho branco e o alho roxo para que você possa escolher qual você prefere usar. Confira!

Qual a diferença entre alho roxo e alho branco? Entenda e escolha o melhor para as suas receitas!

Antes de começarmos, precisamos explicar que o alho branco e o alho roxo não são a mesma coisa. Muitas pessoas têm dúvidas achando que o alho branco é o alho roxo mais velho ou vice-versa, mas isso não é verdade! O alho branco é o tipo mais comum, que pode ser encontrado em todos os lugares do mundo e também é mais fácil de cultivar. Já o alho roxo é importado, sendo mais produzido na região do mediterrâneo, e também possui um cultivo mais difícil. Isso também encarece o preço deste produto.

Os dois alhos tem sabores e texturas bem distintas; enquanto o alho roxo tem odor mais forte e sabor também, sendo mais picante, o alho branco é mais suave e é o que mais usamos no dia a dia para temperar as nossas comidas e preparar assado. Também por possuir um sabor mais leve, o alho branco não se mostra tão presente nos preparados cozidos a não ser que seja usado uma grande quantidade.

Ambos os alhos apresentam benefícios para a saúde e quantidades de vitaminas e minerais semelhantes, possuindo propriedades antimicrobianas, ajudando no controle da pressão arterial, no fortalecimento do sistema imunológico e muito mais. No entanto, o roxo tem uma propriedade antioxidante maior, além de maiores quantidades de vitamina C e vitamina B12.

Com esses conhecimentos em mãos, agora você consegue decidir com mais facilidade qual é o melhor alho para as suas receitas! A única dica que damos é usar o alho roxo no preparo da farofa de alho, porque muda completamente o sabor; porém, a gente sabe que ele é mais caro e pode não ser viável e, nesse caso, vale aumentar a quantidade de alho branco para essa receita em específico.

Receitas com alho maravilhosas para quem ama esse ingrediente!

Molho de alho caseiro
Creme de alho
Patê de alho no liquidificador
Macarrão alho e óleo
Torrada de alho
Camarão ao alho e óleo
Batata assada com alho e azeite
Pão de alho caseiro
Pão de alho com linguiça
Salada de acelga com alho e gengibre frito
Hambúrguer com um toque de alho
Alho assado

Temas relacionados