A culinária é cheia de termos diferentes para designar todo e qualquer tipo de preparo na cozinha, como é o caso de guisado e ensopado. Você já sabe que a gente sempre tenta explicar o que significada cada termo, como é o caso de confit. Por isso, hoje viemos explicar qual a diferença entre guisado e ensopado, dois termos que as pessoas usam muito e costumam até achar que são sinônimos! E aí, será que são mesmo? Confira a seguir.
Aprenda as diferenç.as entre guisado e ensopado, e escolha qual você prefere!
O que é ensopado?
O ensopado é um tipo de preparo feito com bastante caldo, normalmente de legumes ou de carne. A estrela do ensopado costuma ser alguma carne, que é cozida junto ao caldo para obter muito sabor; mas é claro que também é possível fazer apenas de legumes ensopados, e fica uma delícia!
Muitos dos ensopados que preparamos em casa são feitos com batata, cenoura e outros legumes, o que, além de contribuir para deixar o prato ainda mais nutritivo, fazem com que ele renda mais. Vamos combinar, nada como um bom frango ensopado com arroz branco e farofa, né?
O que é guisado?
Assim como o ensopado, o guisado também é um prato feito usando caldo de legumes ou de carnes, e um tipo de preparo bem mais comum no Sul do país. Com o cozimento lento para que a carne fique muito macia e saborosa, um guisado recém saído do fogo é delicioso e combina com os mais diversos acompanhamentos. Por conta do cozimento lento, o guisado tende a ser mais encorpado.
Qual a diferença entre guisado e ensopado?
Como falamos anteriormente, a principal diferença entre guisado e ensopado é que o primeiro é mais encorpado, possuindo um caldo mais grosso, enquanto o segundo tem um caldo mais ralo, perfeito para fazer pirão. Essa diferença no caldo se dá por conta do tempo de cozimento, principalmente. Além disso, bebidas como vinho tendem a ser usadas no preparo do guisado, junto com o caldo de legumes ou carne.
Apesar de tudo isso, é importante ressaltar que muitas pessoas usam os dois termos como sinônimo, e não veem essas diferenças entre cada preparo. A verdade é que, seja guisado ou ensopado, esse tipo de prato é muito gostoso, prático e versátil.
Peixe ensopado finalizado com cheiro-verde
Receitas de guisados e ensopados para fazer e se deliciar
Para quem deseja um prato mais encorpado, esse guisado com mandioca e carne é a pedida certa. Você pode substituir a mandioca por batata ou cenoura, e no caso de usar a cenoura, ainda pode servir com purê de batatas. Fica incrível!
Se você está procurando por uma receita diferente, aposte nesse guisado irlandês tradicional feito com carne de carneiro e batatas.
Quem gosta de um bom ensopado de caldo mais ralo vai amar essa receita. A combinação de maxixe e carne moída é maravilhosa, e ao serem cozidos juntos, o maxixe absorve muito do sabor da carne, deixando-o ainda mais suculento.
O ensopado de camarão com chuchu já é um clássico; afinal, todo mundo sabe que chuchu não tem muito gosto de nada e que precisa de um outro ingrediente para garantir sabor, e é aí que o camarão entra.