Qual é o seu nível de conhecimento na cozinha? Seja você amador ou quase um chef, sempre dá para se aperfeiçoar e fazer pratos melhores, não acha? Pensando nisso - e inspirados pelas receitas do Masterchef -, reunimos diversas técnicas da alta gastronomia que você pode aderir no dia a dia para elevar seus pratos ao próximo nível!
Se você gosta de assistir programas de gastronomia ou acompanhar chefs de cozinha, provavelmente já se deparou com alguns dos termos que citaremos abaixo. Então essa é a sua chance de matar a curiosidade e ainda aprender a cozinhar melhor. Continue conosco e confira as técnicas da alta gastronomia!
Aprenda técnicas da alta gastronomia e cozinhe como um chef
O que é alta gastronomia?
Chamamos de alta gastronomia aquela realizada com base em técnicas culinárias contemporâneas e modernas, com refinamento, empratamento bonito, ingredientes de qualidade e delicadeza.
Os chefs de cozinha que estudam a alta gastronomia têm a capacidade de transformar ingredientes simples em pratos elaborados, com harmonização de sabores surpreendente e boa apresentação, dignos de restaurantes finos
Quais as técnicas de preparo usadas na gastronomia?
Existem muitas técnicas usadas pela alta gastronomia para deixar os pratos mais profissionais, saborosos e elegantes e várias dessas técnicas você pode usar no dia a dia. Veja sete delas abaixo:
1. Flambar
Flambar os alimentos confere um sabor diferenciado
Flambar um alimento consiste em prepará-lo com alguma bebida alcóolica, como vinho, conhaque ou cachaça, e deixá-lo pegar fogo rapidamente para que o álcool evapore. Um alimento flambado fica com um sabor bem diferente daquele que não foi, é como se o gosto ficasse mais complexo e profundo.
Essa técnica é utilizada tanto em pratos salgados quanto doces. Se quiser fazer sua primeira receita dessa forma, nossa recomendação é essa banana flambada com sorvete de creme.
2. Confitar
Já ouviu falar em tomates confit? Essa é uma das receitas mais tradicionais que usam a técnica confitar, que consiste em cozinhar lentamente, com ervas aromáticas e especiarias, o que garante ao alimento um sabor único e delicioso.
Além de tomates, é possível confitar carne vermelha ou frango, por exemplo, e, nesse caso, sua cocção é feita na própria gordura da carne, em fogo baixo e por um longo tempo. Que tal experimentar essas coxas de pato confit?
3. Mise en place
Na alta gastronomia, organização é um ponto-chave, por isso é muito importante fazer o mise en place da receita para que tudo saia conforme o esperado. Mise en place é um termo francês que significa "pôr em ordem, fazer disposição".
Em vias práticas, fazer o mise en place significa separar, pesar, descascar, picar os ingredientes antes de iniciar o preparo, otimizando o tempo na cozinha. O mise en place de uma salada de maionese, por exemplo, consiste em descascar e depois picar em cubos as batatas e cenouras.
4. Marinar
Marinar significa deixar uma carne ou peixe “curtindo” em um líquido com temperos para pegar mais sabor e ficar mais macia. Normalmente, o alimento fica marinando por pelo menos uma hora, mas pode ficar de um dia para o outro e ganhar ainda mais tempero.
O líquido da marinada pode ser composto por diversos ingredientes, como cerveja, vinho, vinagre, suco de laranja, azeite, salmouras, ervas e especiarias. Que tal experimentar um pernil marinado na cerveja essa semana?
5. Refogar
Certamente você já ouviu essa expressão “refogar” e por mais que ela esteja presente no dia a dia de quem cozinha, muitas vezes nos falta a definição exata. Então, lá vai: refogar significa cozinhar em fogo brando, deixando dourar parcialmente. Normalmente um refogado de cebola e alho é a base de inúmeros pratos, como esse macarrão com cogumelos.
6. Reduzir
Como o nome sugere, essa técnica da alta gastronomia tem como finalidade reduzir o volume de uma receita a partir da evaporação dos líquidos para que fique mais consistente e com sabor maior apurado. Normalmente a redução é utilizada em molhos, como é o caso dessa redução de vinho.
7. Saltear
Quando uma receita pede para saltear, é uma indicação para cozinhar rapidamente o alimento em fogo alto para que fique corado por fora e suculento por dentro. É como se para “dar um susto” na comida usando uma frigideira. Nossa recomendação de salteado são camarões com cebola e abobrinha.
Veja mais:
Qual a diferença entre quiche e empada?
Melhores receitas do MasterChef 2022: como fazer os pratos mais elogiados no programa
Aprenda como converter e medir ingredientes em gramas, líquidos, secos e mais!