No MasterChef 2022, os chef amadores preparam cada comida mais gostosa do que a outra. Para quem está assistindo à nona temporada, todo prato bonito e elogiado que aparece no reality aumenta o apetite, não importa se é salgado ou doce. Para você não ficar babando assistindo o programa, aprenda como fazer as receitas do MasterChef 2022 que foram destaque em cada episódio da temporada.
Você também pode fazer as melhores receitas do MasterChef 2022 na sua casa
Bolo indiano feito por Renato
No primeiro episódio do MasterChef 2022, os competidores precisaram fazer a receita afetiva de um dos adversários. Renato precisou se inspirar na receita de bolo indiano de Fernando, o chef confeiteiro da temporada. A receita tem três etapas: a massa do minibolo com especiarias, o creme inglês e o chantilly de baunilha e cumaru.
Bata 150g de manteiga sem sal e 1,5 xícara de açúcar até virar um creme. Na velocidade baixa, adicione 3 ovos. Quando estiver pastoso, acrescente 150 ml de leite e 300g de farinha de trigo. Intercale os dois e bote um pouco por vez para não perder o ponto da massa. Em seguida, coloque 1 colher (sopa) de fermento químico e 1 colher (chá) de essência de baunilha. Por último, use as especiarias. Na receita de Renato, foi usado uma pitada de noz-moscada, pimenta síria, cumaru e canela. Coloque a massa em formas de 10cm de diâmetro e asse por meia hora.
Faça como o Renato e capriche nas especiarias na massa do bolo e no creme inglês
Para o preparo do creme inglês, comece com um recipiente com 4 gemas e 80g de açúcar. Bata até virar creme. Em uma panela, aqueça 350 ml de leite até começar a ferver. Quando chegar nesse ponto, bote cerca de metade do leite no creme com gemas. A outra metade você volta para o fogão em temperatura baixa e adiciona uma pitada das mesmas especiarias (noz-moscada, pimenta síria, cumaru e canela), com cuidado para não talhar.
Por fim, faça o chantilly caseiro. Pegue a batedeira e bote 250ml de creme de leite gelado até ficar em ponto de bico. Coloque 3 colheres (sopa) de açúcar, 1/2 fava de baunilha, 1 colher (chá) de essência de baunilha e 1 pitada de cumaru. Para servir, pegue um prato mais fundo, bote o molho inglês embaixo, depois o bolinho e finalize com o chantilly.
Filhote com velouté de dashi e farofa panko da Lays
Na prova de farofas, os participantes precisaram destacar o uso de farinha em receitas. Dentre os preparos servidos para os jurados, o que mais se destacou foi o mosaico de filhote com velouté de dashi acompanhado por uma farofa de farinha panko da Lays. Comece com uma posta de filhote, tempere com sal e pimenta e empane em farinha de trigo. Reserve.
O prato de Lays usa um óleo de salsinha sobre o molho amarelado para criar um contraste de cores
Em seguida vem o dashi, um caldo de origem japonesa. Prepare 500ml de caldo de legumes e esquente em uma panela sem ferver. Coloque 30g de alga kombu em pedacinhos, 3 colheres (sopa) de shitake desidratado, 1 colher (sopa) de camarão, 1 ramo de tomilho e 1 folha de louro. Deixe sem ferver por 40 minutos. Para o molho velouté, derreta 1 colher (sopa) de manteiga com 100g de farinha de ora-pro-nobis. Junte o caldo dashi, deixe engrossar e então adicione também 100ml de creme de leite fresco.
Para fazer a farofa, coloque 100g de farinha panko na frigideira. Em outra panela, doure 40g de bacon e depois bote junto ao panko. Repita o processo com 40g de shitake. Coloque temperos à gosto. Lays usou 1 colher (sopa) de cebolinha, 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 colher (sopa) de suco de limão, 5 castanhas de caju e raspas de laranja.
E então chega a montagem! Frite o peixe, corte em fatias de 1 cm de espessura e coloque uma fatia em um prato fundo cercado pelo molho velouté de dashi. Faça um óleo de salsinha batendo 200ml de óleo com 1 maço de salsinha. Despeje fios do óleo esverdeado no molho para desenhar um mosaico. Finalize com uma pitada de flor de sal e brotinhos. Sirva a farofa em um recipiente à parte.
Pargo na folha de bananeira da Melina
Após errar na prova de filé mignon com molho do MasterChef, Melina disputou a dinâmica de eliminação e saiu por cima com um delicioso pargo na folha de bananeira com creme de milho e ervilha torta.
A folha de bananeira é uma dás várias que podem ser usadas para envolver a comida durante o cozimento
Comece com o creme de milho de acompanhamento. Refogue 1 cebola com 4 colheres (sopa) de azeite e sal a gosto. Coloque 1 alho-poró cortado em pequenas rodelas com mais um pouco de sal. Bote pimenta-do-reino a gosto e refogue até a textura mudar. Acrescente 2 espigas de milho cozido. Para acertar no tempero, a dica é provar e acertar com mais sal e pimenta se necessário. Adicione 250ml de creme de leite fresco. Leve para o liquidificador e bata até ficar cremoso.
O próximo passo é cozinhar os legumes e cogumelos. Asse meia couve-flor com sal, pimenta e azeite até dourar. Em uma assadeira pequena, coloque 2 dentes de alho e cubra com azeite de oliva temperado com pitadas de sal e pimenta. Asse até murcharem. Em uma frigideira, refogue 2 cogumelos paris com azeite, sal e pimenta também até ficar dourado. Na mesma frigideira, cozinhe rapidamente 6 tomates-cereja.
Para o peixe, corte 2 postas de peixe pargo e tempere com sal e pimenta. Pegue a folha de bananeira e use um maçarico ou a chama do fogo para aquecê-la até ficar maleável. No centro da folha, bote a posta de peixe, cogumelos e o creme de milho. Enrole e cozinhe no vapor por 8 minutos. Em um prato raso, bote o peixe na folha em um lado. Do outro, bote 4 ervilhas-tortas e couve-flor. Finalize com rodelas de 1 pimenta dedo-de-moça, 2 pimentas biquinho e brotinhos para decorar.
Pudim de leite da Edleide
No episódio do leilão MasterChef 2022 que disputava as sobremesas que seriam preparadas, Edleide foi firme para conseguir o pudim de leite e teve que fazer o doce em 25 minutos. E não pense que fazer um pudim perfeito em poucos minutos é fácil! Alguns erros na hora de fazer pudim podem estragar a receita. Apesar disso, a participante surpreendeu com uma receita caseira incrível de um pudim sem furinhos.
Até um prato aparentemente simples como o pudim de leite pode tirar elogios melhores chefs de cozinha
Por ser feita em tão pouco tempo, a receita de pudim de leite é simples com apenas 5 ingredientes, mas seu sabor é digno de chefs profissionais. Em uma panela, caramelize 200g de açúcar e despeje nas laterais internas de uma forma com furo no meio. Reserve. Em um recipiente, bata 3 ovos, 1 lata de leite condensado e use a mesma lata para medir uma porção de leite integral (cerca de 400ml).
O truque para ficar bem lisinho é bater na mão com um fouet ou um garfo. Se utilizar o liquidificador ele tende a ficar aerado e com furinhos. Adicione ainda 1 colher (chá) de baunilha e misture mais um pouco. Coe a mistura para remover os gruminhos e coloque na forma caramelada. Use papel alumínio para cobrir e leve ao forno em banho-maria. Nesta receita rápida, a Edleide ligou o forno em 260ºC e assou o pudim por 15 minutos. Se você tiver mais tempo disponível, o recomendado é assar por uma hora e meia em 180ºC.
Bolo de milho cremoso com calda de goiabada do Renato
Na prova externa de festa junina com milho e mandioca, os participantes se dividiram em times para preparar um verdadeiro banquete. Renato liderou o time vermelho para a vitória com receitas com milho. O prato que ele preparou, o bolo de milho cremoso com calda de goiabada, foi um dos mais gostosos segundo os jurados.
O bolo de milho cremoso foi um dos destaques do saboroso Arraial do MasterChef 2022
Para preparar essa receita típica de comida de festa junina, comece pelo bolo de milho cremoso. Em um liquidificador, coloque 5 ovos, 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 xícara de milho cozido, 1,5kg de flocão de milho, 1/2 xícara de trigo, ½ xícara de açúcar, 1 pitada de sal, 500ml de leite integral e 1 lata de leite condensado. Bata tudo de uma vez por cerca de quatro minutos. Adicione mais 1 colher (sopa) de fermento químico e ligue a batedeira por mais um minutinho.
Coloque a mistura em uma assadeira retangular untada e bote no forno preaquecido a 180ºC. Deixe por 30 minutos ou até assar. Fazer a calda de goiabada é bem fácil. Coloque 500g de goiabada em cubos em uma panela com 300ml de água, derreta no fogão e mexa até virar uma calda homogênea. Espere esfriar e despeje em cima do bolo inteiro ou faça como o Renato e sirva porções individuais do bolo cortado.
Ravioli de cacto da Lays
Já pensou em experimentar cacto? A planta repleta de espinhos é típica da caatinga brasileira e, por incrível que pareça, pode ser ingrediente de pratos saborosos. O cacto no MasterChef desafiou os participantes e a Lays se destacou como a melhor com um ravioli de cacto! Ficou curioso com essa receita? Confira o modo de preparo!
A Lays soube aproveitar o inusitado cacto para fazer uma receita deliciosa de ravioli com pétalas de cebola
Comece colocando uma cebola cortada ao meio dentro da água fervente com sal a gosto para amolecer as camadas. Com cuidado, solte as pétalas e corte seis delas com um aro. Em seguida, use um processador para triturar 100g de cogumelos e reserve. Depois é hora de preparar e temperar os cactos.
Refogue 1 cacto xique-xique com tomilho e alho a gosto em 30g de manteiga. Reserve e então refogue 1 alho-poró com 1 litro de caldo de legumes, 1 colher (sopa) de wakame e mais tomilho e alho a gosto. Adicione o cacto no caldo de legumes e bata a mistura até virar um molho.
Prepare um segundo molho usando 1 figo da índia, molho de ostra, sal e um pouco do gel do xique-xique. Para montar, pegue um prato fundo e coloque as pétalas de cebola e um cacto de palma doce cortado em cubos temperado com limão, sal e pimenta. Sirva com os molhos e temperos. Opcionalmente, pode adicionar coentro e manjericão para decorar.
Costela ao molho barbecue de framboesa com whisky de Jason e Fernando
Compartilhar e cozinhar tem tudo a ver. No sétimo episódio de reality, os chefs amadores dividiram o fogão e formaram duplas para preparar três pratos que pudessem ser compartilhados na mesa. Uma das receitas deveria obrigatoriamente usar costela suína com sabores marcantes. Destaques na prova, a dupla formada por Jason e Fernando prepararam uma costela ao molho barbecue de framboesa com whisky em 90 minutos.
A receita de costela suína de Jason e Fernando tem o equilíbrio perfeito entre o doce e o apimentado que valoriza a carne
O segredo do tempero foi o dry hub, uma mistura de temperos secos para carnes que tem toques picantes e adocicados. Você vai precisar de 10g de cada um desses condimentos: sal, açúcar, pimenta caiena, pimenta-do-reino preta, canela em pó, páprica doce, páprica picante e coentro em grãos. Além disso, separe também 1 colher (chá) de gengibre ralado. Misture todos eles até ficarem homogêneos, espalhe por toda a costela suína, embrulhe no papel alumínio e asse por uma hora no forno a 180ºC.
Enquanto isso, faça o molho. Pegue uma panela e caramelize 200g de açúcar. Bote 1 cebola picada, 4 dentes de alho picado e 200ml de whisky. Flambe até o álcool evaporar. Depois bote 200g de framboesa, 10ml de fumaça líquida, 30ml de molho inglês, 30ml de shoyu, 1 lata de tomate pelado e suco de 1 laranja Bahia. Cozinhe tudo por cerca de 20 minutos e depois processe para o molho ficar uniforme.
Quando der uma hora de forno, retire a costela e abra o papel alumínio. Pincele o molho ao longo da costela e volte ao forno na mesma temperatura por mais 30 minutos. Depois é só servir! A costelinha com molho barbecue fica ainda melhor com outros pratos para dividir, como uma cebola empanada e um pão australiano.
Veja também:
6 erros de cozinha de principiante: veja se você faz algum desses
Temperos: um guia completo sobre ervas e especiarias para cozinhar e nunca mais errar
A volta do Jogo de Panelas no Mais Você tem jantar com peixe e camarão e tema havaiano