Bons chefs de cozinha precisam ter familiaridade com pratos clássicos. No terceiro episódio do MasterChef 2022, os participantes duelaram com um prato clássico: filé mignon com molho e batata. Mas nem tudo é tão simples quanto parece. Cada um escolheu, na sorte, um tipo de molho e preparo com batata de acompanhamento. Na eliminação, técnicas tradicionais com folhas foram o tema central. Quer saber como os participantes se saíram? Confira no TudoGostoso as melhores receitas e o eliminado da noite do reality.
No terceiro episódio, os chefs amadores duelaram com versões do filé mignon com molho e batata
Duelos com versões de filé mignon
A primeira prova da noite ressaltou a necessidade dos chefs de cozinha conhecerem a cozinha clássica com receitas de filé mignon com molho e acompanhamento de batata, mas com algumas reviravoltas. A primeira era que a disputa seria em duelos que eles escolheriam os adversários e o vencedor subiria para o mezanino enquanto o perdedor iria para a eliminação. A segunda é que o tipo de molho e batata seria decidido na sorte ao escolher um dos sete pratos escondidos.
Os preparos iam do simples filé mignon au poivre com batata chips que Bruno e Edleide fizeram até o inusitado filé mignon com molho chocolate e mil-folhas de batata do duelo entre Melina e Mitiko. Na disputa do molho poivre, Edleide superou Bruno com um prato no ponto e sabores corretos, enquanto ele deixou o molho líquido demais.
No duelo do molho de chocolate, Melina se descuidou ao fatiar a batata e cortou um dedo. Ao tentar continuar a prova com uma mão, ela cortou um dedo da outra mão e precisou ir até o ambulatório, perdendo tempo precioso. Na hora de apresentar o prato, tempo a mais ou a menos não fez diferença e ambas erraram no molho chocolate e no mil-folhas que eram novidades para elas. O resultado foi tão ruim que as duas foram para a prova de eliminação. “Pior coisa que comi na minha vida”, o chef Fogaça chegou a dizer.
O filé mignon com molho choron e batata sauté em cubos foi o desafio de Larissa e Adílio. Os dois pratos tiveram erros, mas a qualidade do molho da Larissa estava melhor e ela venceu a prova. No preparo de filé com molho béarnaise e batata frita, Daniel preparou um molho perfeito e uma batata uniforme, mas que precisava dourar. Porém, como o molho do Mário tinha gosto de ovo e a carne estava crua, ele foi o escolhido para a prova de eliminação.
No filé mignon ao molho de mostarda com batata rústica, Rafael se deu melhor por acertar no prato, enquanto Paraskevi inverteu o processo da carne e errou no molho. No duelo de filé mignon com molho gorgonzola e batata rosti, Fernando fez uma carne mal passada e perdeu para Renato. Entre Lays e Jason a disputa foi acirrada. O filé com molho périgueux de ambos estava bom e o purê de batata de um tinha mais sal enquanto o do outro tinha menos. Os jurados se dividiram nos votos, mas Lays venceu.
Prova da eliminação com técnica milenar com folhas
A chef Helena Rizzo explicou como usar folhas para embalar alimentos e cozinhar na grelha ou no vapor
Os oito participantes em risco tiveram uma aula sobre o tema da prova: invólucros naturais. Com o foco na natureza, Helena Rizzo explicou sobre como o uso de folhas para envolver alimentos na hora de cozinhar é uma herança indígena e citou pratos como a pamonha e o charuto de folha de uva. A prova tinha receita livre e pedia criatividade, com obrigação apenas de usar uma folha como invólucro natural e um preparo de massa como mandioca ou milho.
No final, Melina e Mário foram os melhores. Ela preparou um pargo na folha de bananeira com cogumelos salteados, creme de milho e couve-flor assada. O prato era simples, mas estava gostoso e bem harmonizado. Mário fez um hihi de mandioca na folha de bananeira com peixe cumbuco. O peixe estava bem cozido e saboroso, mas o hihi estava um pouco cru, então Melina foi a grande vencedora.
Entre os piores, Paraskevi tentou fazer um prato mais brasileiro com charuto de arroz e ervilha com molho de limão. Mas ficou muito ácido e com pouco tempero, então foi uma das piores da noite. Junto dela estava Mitiko, que fez um bom peixe com creme de milho na folha de bananeira, mas insistiu na geleia de morango que Jacquin criticou. O excesso de sabores que não combinavam causou a eliminação de Mitiko no MasterChef 2022.
A volta do Leilão MasterChef no próximo episódio
Para o próximo episódio do MasterChef teremos a volta do tradicional leilão do programa. Os participantes vão apostar tempo de prova para poder escolher a receita da confeitaria que vão preparar. Para a prova de eliminação, o tema é uma comida típica dos botecos: o bolovo.
Veja também:
MasterChef 2022: descubra as receitas deliciosas de farofa e bolo de rolo deste episódio bem brasileiro
Formas corretas de preparar o filé mignon