Esse purê repleto de queijo vai te conquistar! (Créditos: Shutterstock)
Quando o assunto é acompanhamento cremoso e irresistível, muita gente pensa logo em purê de batatas ou polenta. Mas existe um prato francês que vem ganhando destaque, inclusive no MasterChef Brasil, por unir simplicidade e sofisticação: o aligot. Feito com batatas, queijo e um toque de técnica, ele impressiona pelo sabor e pela textura elástica que derrete na boca, deixando qualquer um, e até mesmo os jurados do programa de queixo caído. E o melhor? Apesar da aparência refinada, é muito mais fácil de preparar do que parece. Uma receita perfeita para surpreender sem complicar! Venha conferir no TudoGostoso!
Receita de aligot
Ingredientes
- 4 kg de batata asterix
- 200g de manteiga sem sal
- 1 litro de creme de leite fresco (35% de gordura)
- 1 noz-moscada inteira (ralar na hora)
- 500g de queijo Minas curado ralado (ou a gosto)
- 500g de queijo Gruyère ralado (ou a gosto)
Modo de preparo
- Cozinhe as batatas com casca em água até ficarem bem macias.
- Escorra, descasque e amasse ainda quentes até obter um purê bem liso. Para melhor textura, passe por um espremedor ou peneira fina.
- Em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo baixo e incorpore o purê de batatas, mexendo bem até ficar uniforme.
- Aos poucos, vá adicionando o creme de leite fresco, mexendo sempre, até o purê ficar bem cremoso, mas ainda consistente.
- Adicione os queijos ralados, começando pelo queijo Minas, depois o Gruyère, sempre mexendo com vigor.
- O ideal é usar uma colher de pau ou espátula firme, fazendo movimentos de puxar para ajudar o queijo a derreter e formar os fios elásticos característicos do aligot.
- Rale a noz-moscada na hora, misturando bem para realçar o sabor.
- Sirva imediatamente, ainda quente, com carnes assadas, grelhadas ou como acompanhamento de pratos mais sofisticados.
Veja mais
Adeus cocada tradicional: cocada de forno é a receita do momento, muito cremosa e fica pronta em 30 minutos
Receita de doce de leite no forno para quem tem medo da panela de pressão: fácil de fazer e fica delicioso