Bolo de fubá, canjica, pipoca. Não é necessário pensar muito para começar a lembrar de receitas com milho deliciosas. O ingrediente é usado na gastronomia mundial, especialmente nas Américas, há milhares de anos e faz parte de vários pratos populares no Brasil. Assim, o milho está presente em várias comidas de festa junina, mas também é adorado por brasileiros durante todo o ano. Aprenda no TudoGostoso os benefícios do milho na alimentação e veja receitas com milho deliciosas que vão do salgado ao doce.
As receitas com milho podem ser salgadas ou doces, feitas para um lanche rápido ou parte de uma grande refeição
Quais são os benefícios do milho?
O milho é um dos grãos mais nutritivos do planeta, sendo uma boa fonte energética de carboidratos complexos. Suas proteínas e fibras em alta quantidade melhoram o controle do colesterol ruim e o funcionamento do intestino. A concentração de sais minerais e vitaminas é um ponto que chama a atenção. Uma porção de 100g de milho tem entre 30 e 50% do magnésio, fósforo, zinco e vitaminas B1, B3 e B6 necessários para nosso corpo por dia.
Porque o milho é tão usado na culinária brasileira?
O uso do milho na alimentação humana é uma herança milenar no continente americano. O registro mais antigo do cereal foi localizado na região do México há mais de sete mil anos. O grão sempre foi consumido em toda a América e é uma importante herança da cultura indígena que permanece na gastronomia brasileira até hoje.
É importante mencionar que a maior parte da produção de milho vai para a ração animal para a pecuária, apenas 5% é para consumo humano. Ainda assim, a procura por milho para alimentação no Brasil é alta por causa de pratos típicos, principalmente durante as diversas festas juninas do Brasil.
Além de ser nutritivo, o milho tem várias formas que vão do grão e da espiga até o amido e o xarope
A utilidade dos derivados do milho na cozinha
A utilidade do milho na cozinha vai além do uso dele como ingrediente principal. O amido de milho, também chamado de maisena, é um tipo de farinha bem fina produzida com a parte de amido da planta. Receitas como o biscoito de maisena e o creme do pavê de morangos usam o amido de milho.
O xarope de milho é um composto de glicose que também vem do açúcar no amido de milho. Ele é usado na confeitaria para evitar a cristalização do açúcar ou para intensificar o sabor e o volume. O marshmallow para confeitar e as balas de goma são exemplos de receitas que levam xarope de milho. Ainda temos o óleo de milho, o fubá e os flocos de milho, usados em preparos variados.
Receitas com milho: como fazer pratos salgados
O creme de milho aproveita o amido do próprio alimento para deixar o prato cremoso
Creme de milho
O creme de milho é uma receita com milho em lata que serve como um prato quentinho para uma noite fria ou como simples acompanhamento para uma carne. O milho é batido no liquidificador com leite e depois misturado com farinha. Por isso, se quiser mudar a textura para ficar mais como um caldo ou mais como um purê, é só ajustar a quantidade de leite e de farinha.
Milho verde cozido
O milho cozido é tão simples que mal precisa de receita. É só cozinhar a espiga inteira com sal até ficar macio, cobrir com manteiga e margarina e dar uma boa mordida. Mais fácil do que isso só um milho cozido no micro-ondas. A simplicidade é tanta que serve para todos os momentos: é uma receita com milho para festa junina, para um dia de praia ou para uma refeição rápida e nutritiva.
Angu ou polenta
Tanto o angu quanto a polenta são massas cremosas e densas feitas simplesmente com água e fubá ou farinha de milho. A maior diferença é que a polenta costuma ser feita com farinha de milho mais granulada do que o fubá fino que vai no angu, mas o resultado é similar. Eles costumam servir de acompanhamento, como em pratos como o angu à baiana e a polenta com carne moída. Mas é só juntar com polvilho e ovo para ver a transformação em uma massa perfeita para um pastel de angu.
Palitinho de milho
O palitinho de milho é uma receita com milho de respeito que usa o ingrediente de várias formas. A massa é feita com milho e farinha de milho (o famoso fubá). O recheio é de milho com queijo e tomilho. E, se quiser caprichar, a dica é substituir a farinha panko pelo flocão de milho na hora de empanar.
Suflê de milho
O suflê é uma receita apetitosa para o almoço e pode ter vários sabores. O suflê cremoso de milho e queijo ainda tem um pouco de noz-moscada para temperar. Em vez da farinha, ainda é possível usar o amido de milho no lugar. O mais importante é servir logo que estiver pronto para aproveitar a melhor aparência do prato.
Pamonha salgada
A pamonha é uma receita que representa bem a versatilidade do milho. Afinal, ela pode ser tanto salgada quanto doce e é finalizada com a própria folha da planta. As receitas são parecidas, mas a versão salgada leva mais sal e apenas uma pitada de açúcar. A massa de milho pode ser recheada para fazer uma pamonha salgada com queijo ou uma pamonha com queijo e linguiça.
Pipoca salgada
Não dá para falar de receitas com milho sem falar da pipoca. Ela é fácil de fazer e não precisa ficar presa apenas ao pacote de micro-ondas. Você pode estourar milho usando pipoqueira ou acessórios de cozinha básicos como uma simples panela e fazer uma pipoca salgada tradicional, uma pipoca com queijo crocante ou ainda uma pipoca com bacon. Se quiser curtir um filme em casa, ainda pode usar truques para fazer pipoca de cinema em casa.
Receitas com milho: como fazer doces e sobremesas
Um bolo de milho quentinho com um café é a receita perfeita para um bom lanche da tarde
Bolo de milho
A receita de bolo de milho cremoso é ideal para as tardes com café. Diferentemente do bolo de fubá cremoso que leva só a farinha, o bolo de milho usa fubá e milho em lata que ressalta o sabor. Em alguns casos pode até ser um bolo de milho verde da espiga para um toque mais natural.
Canjica ou mungunzá
Dependendo da região, os nomes canjica e mungunzá se misturam. O creme doce é feito com milho branco ou amarelo, misturado com leite de coco e leite condensado. Especiarias como cravo e canela apimentam e decoram o doce. A canjica com leite condensado pode ganhar uma crocância usando algum tipo de noz e virar uma canjica com amendoim torrado.
Curau
Em algumas regiões do país, o curau é outro nome para a canjica e para o mungunzá. Mas a singularidade da receita de curau é que ela é feita com milho verde e fica com uma cor mais amarelada.
Sorvete de milho
O milho também pode render doces refrescantes para o verão. A receita de sorvete de milho verde aproveita a cremosidade dessa semente repleta de amido e glicose para fazer um sorvete saboroso
Pão de milho
A receita de pão de milho substitui o clássico pão do café da manhã ou dos lanches sem problemas. O preparo usa milho verde em lata junto aos ingredientes clássicos de qualquer pão como farinha, leite, ovo e fermento. Outra versão desta receita com milho é a famosa broa de milho que usa o fubá, e não milho puro, e tem erva-doce para dar aroma e sabor.
Pamonha doce
Se você é do grupo que prefere a pamonha doce, não faltam receitas com milho que se encaixem no seu gosto. Tem pamonha doce com coco ralado, pamonha doce com queijo minas, pamonha doce com leite condensado e muitas outras mais. E você pode ter certeza de que são uma delícia.
Pipoca doce
A crocante pipoca pode ser um ótimo lanche doce. Em vez de colocar sal, você pode usar coberturas adocicadas sobre os milho estourado. A receita mais tradicional é a pipoca doce caramelada, mas pode fazer pipoca doce com chocolate, pipoca doce gourmet com leite em pó ou acrescentar corante ao açúcar para preparar uma divertida pipoca doce vermelha. Para não queimar, é fundamental mexer a panela o tempo todo até a cobertura fixar bem. Para finalizar, pode cobrir com leite condensado ou um pouco de granulado. É de lamber os dedos!
Veja também:
Como cozinhar milho: veja 3 maneiras diferentes de fazer essa delícia
Benefícios do milho para a saúde: confira
Como tirar cheiro de pipoca do micro-ondas: veja dicas do TudoGostoso