Ingredientes (1 porção)
- 6 claras de ovos
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de glucose de milho (não adianta usar xarope de glucose)
- 2 colheres (sopa) de essência de baunilha
Modo de preparo
- 1
Levar as claras (cruas mesmo, sem bater) e o açúcar em uma panela média a fogo médio ou baixo, MEXENDO SEMPRE (para não queimar o açúcar, e nem cozinhar as claras), até que forme um creme espumento com textura de mingau.
- 2
Retirar do fogo, passar a mistura para a travessa da batedeira e começar a bater. Acrescente a essência de baunilha e a glucose de milho.
- 3
(Dica: para retirar a glucose da colher, utilizar os dedos molhados).
- 4
Bater em velocidade alta por 10 minutos ou mais, parando de vez em quando para misturar o creme que fica no fundo da travessa (senão não bate por igual e uma parte do marshmallow não ficará com textura firme suficiente para usar o bico de confeiteiro). Tem que bater até formar um marshmallow que não caia das pás da batedeira quando levantadas.
- 5
Transfira o marshmallow para o bico de confeiteiro com o desenho desejado. Depois de enfeitado o bolo ou torta, colocar em geladeira para os desenhos no marshmallow se conservarem. O desenho se mantém firme no bolo por dias.
Informações adicionais
Dica: O segredo é bater bastante, e por igual, todo o creme. Se não ficar firme, em ponto de usar para confeitar com o bico, é porque bateu pouco tempo, não bateu por igual (NÃO fez o processo de parar a batedeira para misturar o creme que fica no fundo da travessa), ou usou pouca glucose de milho. Se não for usar para confeitar, pode colocar gelatina com ou sem sabor, o marshmallow fica mais duro, para comer ou rechear bombons. Mas não coloque gelatina para confeitar, porque o marshmallow fica muito espesso e fica quase impossível passar pelo bico. Dá para cobrir uma massa de bolo.
Essa receita é ótima para quem quer fazer um marshmallow mais rápido, gostoso, firme para confeitar, e não gosta de usar emulsificante (que, na minha opinião, deixa gosto forte, mesmo usado em pouca quantidade). E também é fácil de fazer porque não precisa fazer calda em ponto de fio (o que não é tão simples).