Ah, o querido pudim... A sobremesa que agrada a todos! Impossível encontrar alguém que não goste de pudim. Além do tradicional pudim de leite condensado, ainda é possível fazer outros sabores incríveis para impressionar qualquer um: tem pudim de chocolate, de café, de banana, de abacaxi, de doce de leite. Porém existe um detalhe desse doce que incomoda muita gente: os furinhos. Sim, aqueles furinhos que se formam no pudim e você fica se perguntando como eles foram parar lá! O TudoGostoso vai explicar como eles se formam e ensinar 3 truques para fazer um pudim sem furinhos. Confira!
Prato com porção individual de pudim de leite sem furinhos
3 truques para fazer um pudim sem furinhos
Os furinhos dos pudins são bolhas de ar que se formaram antes de levá-lo ao forno. Ao cozinhar, essas bolhas "estouram" e formam esses buraquinhos na massa. Existem muitas razões para isso acontecer: bater por tempo demais no liquidificador, cozinhar muito rápido em altas temperaturas... Até a densidade do leite condensado pode influenciar! Mas não se preocupe, com as nossas dicas, você terá um pudim sem furinhos perfeito!
Deixe o liquidificador no armário
A gente sabe que o comum é preparar o pudim no liquidificador. Além de ser mais rápido, é bem mais prático. Porém bater todo aquele líquido no liquidificador faz com que ar seja incorporado à receita, e sabe o que isso causa? Sim, os famosos furinhos. Se você quer fugir deles, a dica é misturar todos os ingredientes à mão, com toda calma e paciência do mundo. Dê preferência ao garfo.
Pudim sem furinhos
Peneira: a sua melhor amiga
Mesmo sem usar o liquidificador, pode ser que seu pudim ainda fique com uns furinhos. Outro truque que vai evitar que isso aconteça é peneirar a mistura do pudim direto na forma. A peneira remove as eventuais bolhas de ar que se formaram.
A temperatura do forno pode ser a maior vilã
Pudim com cozimento rápido? Vai dar furinho. Acredite, o pudim perfeito sem furinhos precisa de um cozimento lento, em banho-maria e em temperatura amena. Use o forno a 180º C. Se o seu chegar a 160º C, melhor ainda. O forno muito alto faz com que o ovo coagule, formando os furinhos malditos. Além disso, não deixe de usar o papel-alumínio na hora que for assar o pudim. Ele impede que o ar entre na forma.
Dica bônus: antes de levar o pudim ao forno, você ainda pode dar umas batidinhas com a forma em uma superfície plana para acabar com qualquer bolhinha de ar.
Pudim de leite sem furinho com bastante calda