Alimentos empanados com farinha ganham uma crocância sem igual depois de fritos, mas você sabia que a farinha panko deixa o seu prato ainda mais sequinho e torrado? Aprenda como usar essa farinha no TudoGostoso e veja 16 receitas para colocar o ingrediente em prática!
A farinha panko é típica da culinária japonesa, mas pode ser usada em outros pratos crocantes
O que é farinha panko?
Farinha panko é uma farinha feita a partir de farelo de pão. Ela é usada na cozinha japonesa para empanados como o tonkatsu e o kushikatsu e seu nome é bem literal, já que "pan" vem de "pão" e "ko" aqui significa farinha.
Mas o panko não precisa ficar apenas no universo da comida oriental. Essa farinha pode ser usada para empanados como croquetes e salgadinhos ou para pratos com farofa. Para facilitar, você pode até fazer farinha panko caseira usando o pão que sobrou na cozinha.
Qual a diferença entre farinha de rosca e panko?
Tanto a farinha de rosca quanto a farinha panko são feitas de farelo de pão. A principal diferença entre os dois é o tamanho do grão. A farinha de rosca é bem fininha, quase um pó. Mas a farinha panko tem uma textura de flocos maiores e mais irregulares. Esse detalhe pode parecer pequeno, mas muda a textura dos pratos.
Farinha panko é saudável?
Não exatamente. O formato e tamanho dos grãos da farinha panko absorvem menos óleo do que a farinha de rosca, então alimentos empanados ficam mais crocantes, leves e ligeiramente mais saudáveis. Mas ela ainda é feita de pão e tem carboidratos, então opções como farinha de linhaça ou de castanha são melhores para a saúde e indicadas para quem quer cortar calorias do cardápio.
A farinha panko deixa as frituras bem torradas e sequinhas.
Qual a melhor farinha para empanar?
A melhor farinha para empanar depende do seu gosto. As farinhas à base de trigo são as mais comuns no dia a dia e não afetam tanto o gosto do alimento. Por causa disso, combinam com qualquer prato. A farinha de trigo é simples e leve, mas o resultado não fica tão crocante. A farinha de rosca é a mais usada por ser bem crocante e seca, ótima para empanados. Com a farinha de panko os alimentos ficam bem douradinhos, leves e torrados.
Outras farinhas, como de coco ou de milho trazem uma outra experiência. Elas podem ficar tão crocantes quanto, mas o gosto é diferente então precisa ter cuidado para escolher um alimento que combine. A farinha de coco, levemente doce, não fica muito boa com carne, mas fica ótima com frutos do mar. Já a farinha de milho, ou fubá, fica uma delícia empanando um frango.
Como empanar com farinha panko?
Empanar com farinha panko é igual a empanar com farinha de rosca. Você precisa de três recipientes, um com farinha de trigo, outro com ovos batidos e o terceiro com panko. Você pode incluir temperos como sal, pimenta e ervas finas nas farinhas para dar mais gosto para a casquinha crocante.
Pegue o alimento e passe na farinha de trigo primeiro. Ela ajuda a criar uma camada de base para a fritura, mas é opcional. Você pode fazer duas camadas de panko ou só deixar de fora mesmo. Depois passe nos ovos e, por fim, no panko. Como a farinha de panko é mais grossa, aperte bem para os grãos grudarem uniformemente. Então é só fritar.
Receitas com farinha panko: empanados supercrocantes
Filé de frango empanado com farinha panko é uma delícia. Você pode fazer fatias maiores para um prato de almoço caprichado com arroz, feijão e batata ou cortar em pedaços menores para servir como aperitivo junto a um molho.
A massa desta coxinha usa pão de forma e para empanar você pode usar o panko feito com o mesmo pão.
Como a farinha panko é mais grossa, você pode fazer coxinha, risole, bolinha de carne-seca e outros salgadinhos sem massa, somente empanando o recheio direto nas farinhas.
Tonkatsu é o prato japonês de costeleta de porco empanada que usa o panko como parte da receita original.
Faça seus próprios nuggets caseiros usando peito de frango e panko para um lanche prático. Depois de empanar você pode conservar no congelador para consumir em outro dia.
O panko combina com vários tipos de carne, inclusive com essa coxinha de siri e peixe.
Misturar coco ralado na farinha de panko é um truque que dá mais sabor à casquinha e combina com empanado de frutos do mar.
Receitas com farinha panko: empanados vegetarianos deliciosos
O palitinho de milho é um salgadinho crocante que usa a flocos de quinoa antes do panko.
O palitinho de milho com farinha panko é um salgadinho saudável para um lanche mais leve
Os anéis de cebola empanada não só são deliciosos como superpráticos. Só precisa cortar e empanar passando no leite e nas farinhas temperadas.
O pastel empanado com recheio de queijo e cebola é ainda mais crocante do que a receita tradicional para fazer bastante barulho na mordida!
O polpetone de cogumelos usa hambúrguer de plantas para quem não consome carne animal.
A receita de moranga empanada com farinha de panko vai ao forno e fica irresistível com o queijo derretido por cima.
A croqueta de cebola é um salgadinho vegetariano e mais leve.
Receitas com farinha panko: pratos com farofa
Um frango assado inteiro com farofa é uma delícia que não pode faltar nos grandes eventos em família. Melhor ainda com uma farofa crocante de panko para servir junto.
A farofa de panko vai de recheio nesta receita de peru para ter aquela explosão de sabores e texturas no prato.
Você pode colocar farofa de panko como recheio do peru nas ocasiões especiais
A farofa crocante de panko com bacon é aquela receita para ter sempre na manga quando quiser surpreender um convidado no almoço.