Confira como é fácil fazer farinha panko e garantir empanados incríveis e crocantes!
Se você é um adora empanados e toda sua crocância, é provável que já tenha visto a farinha panko como um dos ingredientes da receita! E para quem ainda não conhece, a gente explica. Feita a partir do pão, essa farinha confere um empanado sensacional aos alimentos, garantindo uma camada leve e supercrocante por conta de um detalhe que a diferencia da clássica farinha de rosca: sua textura flocada e mais grossa.
Sendo assim, o TudoGostoso veio te provar como é simples fazer uma farinha panko caseira para deixar os seus empanados mais apetitosos e mais crocantes. Venha ver!
Ingredientes
- Pão de forma comum
Modo de preparo
- Primeiramente, retire todas as cascas do pão de forma (você pode reservar o miolo para fazer deliciosos croutons).
- Em seguida, disponha as fatias de pão em uma assadeira e deixe-as secando dentro de um forno desligado por cerca de 24 horas (ou se preferir, coloque as fatias no congelador por 24 horas para quem fiquem mais firmes).
- Após esse tempo, parta as fatias em pedaços menores e coloque no liquidificador no modo pulsar, de modo a "esmigalhar" o pão em flocos um pouco grossos.
- Agora, em uma assadeira forrada com papel manteiga, coloque os flocos de pão espalhados por ela. Procure espalhar bem para que os flocos assem uniformemente, ok?
Farinha panko caseira: com apenas 1 ingrediente, você pode deixar os empanados ainda melhores!
- Leve a assadeira ao forno preaquecido a uma temperatura baixa (150º C) por cerca de 15 a 20 minutos. Porém é importante ficar atento ao tempo, pois ele pode variar tanto para mais quanto para menos: os flocos não devem torrar e nem ficar dourados por completo. O ponto ideal é quando os flocos estiverem sequinhos e soltinhos!
- Verifique de 5 em 5 minutos para ver se já estão no ponto ideal. Ah, e procure mexer os flocos quando estiverem assando para que sequem uniformemente, ok? Fique sempre de olho!
- Ao ficarem secos e soltos (e não torrados), retire do forno e deixe esfriar. Se for necessário, separe alguns flocos que tenham ficado grandes demais — pode acontecer, não se preocupe.
- Depois de frio, basta guardar os flocos em potes hermeticamente fechados ou saquinhos muito bem fechados e levá-los ao freezer. Se forem armazenados corretamente, podem durar até 2 meses!
Onde utilizar a farinha panko
Se você curte um delicioso gurjão, a farinha panko vai deixar a receita de filé de frango crocante impecável! Não curte um franguinho? Calma que a receita de provolone à milanesa vai dar conta do recado com muito sabor. E claro, uma boa sobremesa não ficaria de fora: a receita de banana empanada pode ficar com uma textura incrível com a farinha panko!
A farinha panko deixa os empanados com uma textura maravilhosa: levinha e supercrocante!