• Entrar
  • Cadastrar
Qual a diferença entre farinha de rosca e farinha panko? Aprenda quando usar cada uma e receitas deliciosas!

Você não sabe qual a diferença entre farinha de rosca e farinha panko e sempre quis entender quando usar cada uma? Então vem que o TudoGostoso traz todas as dicas!

Aprenda de uma vez por todas qual a diferença entre farinha de rosca e farinha panko com o TudoGostoso! (Créditos: Shutterstock)

A farinha de rosca é um ingrediente muito usado na nossa culinária principalmente para fazer empanados e milanesas. Porém, um outro tipo de farinha tem ficado cada vez mais famosa para a mesma finalidade, que é a farinha panko, usada principalmente em receitas asiáticas. Pensando nisso, o TudoGostoso veio tirar uma dúvida que muita gente tem: afinal, qual a diferença entre farinha de rosca e farinha panko? Além disso, nós vamos explicar quando é melhor usar cada uma e ainda mostrar receitas deliciosas com elas. Confira!

Qual a diferença entre farinha de rosca e farinha panko? O TudoGostoso explica!

Muita gente fica na dúvida sobre qual a diferença entre a farinha de rosca e a farinha panko, até acreditando que elas são feitas de ingredientes diferentes. Contudo, a verdade é que as duas farinhas são feitas de pão, não a toa que o outro nome dado para farinha de rosca é farinha de pão ou farelo de pão. Então, qual a diferença entre elas?

Bom, a principal diferença entre a farinha de rosca e a farinha panko está no tamanho dos flocos e na textura. Ou seja, você já deve ter percebido que empanados feitos com farinha panko tendem a ter uma crosta mais grossa e com flocos maiores, não é mesmo? E é isso mesmo: a farinha panko é mais grossa, os flocos de pão são maiores, e isso permite que o empanado fique mais crocante e também mais sequinho, já que absorve menos óleo. A farinha de rosca é mais fina e ideal para o dia a dia, principalmente em receitas que a usam para gratinar.

Outro detalhe importante é que a farinha panko é mais indicada para frituras que não serão consumidas na hora, como da marmita, por exemplo. Vai preparar aquele delicioso frango à milanesa para levar para o trabalho? Escolha a farinha panko, porque a durabilidade da crocância dela é maior, mesmo depois de requentada. Isso acontece pelo motivo que citamos anteriormente: a farinha de rosca absorve mais o óleo e a umidade e, com o passar do tempo, fica mais murcha e perde sua crocância.

Receitas com farinha panko para experimentar em casa e se apaixonar!

Filé de frango crocante

Cebola empanada fácil

Mortadela empanada

Peito de frango à milanesa recheado

Coxinha de pão de forma

Pastel empanado

Farofa crocante com bacon

Receitas com farinha de rosca surpreendentes para sair da mesmice

Bolo de banana com farinha de rosca

Enroladinho de salsicha

Almôndegas

Berinjela à parmegiana

Batata à milanesa

Hambúrguer recheado e assado

Veja mais:

Cansou do frango empanado de todo dia? Veja 17 receitas para aprender a empanar de jeitos diferentes

Temas relacionados