• Entrar
  • Cadastrar
Qual a diferença entre essência e extrato de baunilha e como usar cada um

É comum encontrar tanto a essência de baunilha, quanto o extrato. Mas qual será a diferença entre os dois? Confira!

Veja quando usar a essência ou o extrato de baunilha! (Créditos: Shutterstock)

Engana-se quem pensa que essência e extrato de baunilha são a mesma coisa! Ambos possuem um aroma que te faz salivar, mas a verdade é que existem diferenças entre esses dois ingredientes. Descubra quais são e em quais receitas utilizar cada um. Veja agora no TudoGosotoso!

Diferenças entre essência e extrato de baunilha

Essência de baunilha e extrato de baunilha são dois produtos utilizados para adicionar sabor de baunilha aos alimentos, mas existem diferenças significativas entre os dois. A essência de baunilha é uma versão sintética do sabor de baunilha, juntamente com outros aromatizantes artificiais e corantes. Ela tende a ser menos concentrada em sabor do que o extrato, além de ter uma cor mais clara. Já o extrato de baunilha é feito mergulhando vagens de baunilha em uma mistura de álcool e água, permitindo que os compostos aromáticos da baunilha sejam extraídos. Ele é mais concentrado em sabor do que a essência, e tende a ter uma cor marrom escura.

Quando usar a essência de baunilha

A essência de baunilha é mais barata do que o extrato, então pode ser uma escolha econômica em receitas em que você está tentando reduzir os custos. Por ser menos concentrada em sabor e na cor, é mais adequada para receitas em que o sabor e a coloração de baunilha não precisa ser tão forte. Algumas opções de quando usá-la são são em cookies caseiros, em bolos, em sorvetes, nas panquecas, nos waffles, no creme de confeiteiro e entre outras opções.

Quando usar o extrato de baunilha

O extrato de baunilha é uma escolha versátil, com um sabor e coloração mais concentrada. Por exemplo, se usado no sorvete, essa mistura irá fazer a receita ganhar uma cor mais escura, e não ficar com aquele branco tão característico. O extrato de baunilha é frequentemente usado em uma variedade de sobremesas, como em cupcakes, biscoitos, tortas, pudins, mousses e até mesmo na panna cotta. Ele adiciona um sabor rico e aromático que complementa uma variedade de ingredientes, desde chocolate até frutas frescas. O extrato também pode ser usado em bebidas quentes ou frias para dar um toque extra de sabor. Adicione um pouco em cafés, chocolates quentes, smoothies, milkshakes ou lattes para uma deliciosa gastronômica.

Veja mais

Veja como é possível fazer bolo caseiro na airfryer fofinho e muito gostoso
Truque caseiro para dessalgar o purê de batata deixa o acompanhamento no ponto de sal e mais cremoso
5 doces gelados que você faz em 5 minutos feitos com até 5 ingredientes!

Temas relacionados