Ingredientes (20 porções)
-
6 ovos
-
2 gemas
- 175 g de açúcar cristal (corresponde aproximadamente a 1 xícara de chá cheia)
-
175 g de farinha de trigo SEM fermento (corresponde aproximadamente a 1 1/2 xícaras de chá)
- 1 colher de chá de extrato de baunilha (pode usar essência, mas tenha consciência de que são ingredientes diferentes e o extrato é infinitamente superior)
- Cerca de 200 g de açúcar de confeiteiro (para polvilhar sobre os biscoitos)
Modo de preparo
- 1
Acender o forno na temperatura máxima. Separar as claras em uma tigela e reservar. Bater as 8 gemas com o açúcar cristal e o extrato de baunilha até dobrar de volume e resultar num creme fofo e claro. Acrescentar a farinha, mexendo delicadamente com uma espátula até que a mistura fique homogênea. Bater as claras em neve firme e incorporá-las à massa. Os movimentos devem ser bastante suaves para não reduzir o volume da mistura.
- 2
O segredo do Savoiardi é a massa leve e aerada.
- 3
Untar uma forma e forrar com papel manteiga (o papel manteiga é indispensável para remover os biscoitos sem quebrá-los). Colocar a massa em um saco de confeiteiro (se não tiver, use um saco plástico comum) com bico liso de cerca de 1 cm. Moldar os biscoitos com aproximadamente 10 cm de comprimento deixando um espaço de 3cm entre um e outro. Polvilhar o açúcar de confeiteiro sobre os biscoitos até cobri-los totalmente, espere 5 minutos e polvilhe mais açúcar de confeiteiro (esse processo formará a casca crocante, característica do Savoiardi).
- 4
Levar para assar por aproximadamente uns 8 minutos. Os biscoitos ficam claros e com o fundo ligeiramente dourado (o tempo varia de acordo com o forno, por isso aconselho ficarem atentos, pois podem passar do ponto rapidamente).
- 5
Os biscoitos podem ser armazenados em um saco plástico na geladeira ou em uma lata. Em geral são usados como fundo de tortas, pavês e claro, para preparar o legítimo tiramisù (que, de maneira alguma, é feito com biscoito de champagne). Depois de provarem o Savoiardi não cometerão a indelicadeza de compará-los aos biscoitos de champagne, verão que são completamente diferentes!
