A primeira prova externa do MasterChef 2022 não podia representar melhor a época do ano. Com tema de comida de festa junina, os participantes se dividiram em equipes para fazer um banquete completo com dois ingredientes versáteis: milho e mandioca. E, indo do tradicional ao moderno no mesmo episódio, a prova de eliminação trouxe preparos da gastronomia contemporânea com uma espuma de mortadela. Veja no TudoGostoso como foi a festa e quem não se deu bem no arraial do MasterChef!
Arraial do MasterChef colocou os participantes para preparar banquetes completos com milho e mandioca
Arraial do MasterChef 2022 teve milho e mandioca debaixo de chuva
Olha a chuva! Na prova externa do MasterChef 2022, os chefs amadores tiveram a chance de respirar um ar puro para se inspirar, mas também ficam à mercê do clima que começou com sol e terminou com uma garoa. Tudo isso para dificultar uma prova em equipe que desafiou os chefs amadores a servirem um verdadeiro banquete com sete preparos para um total de 38 pessoas, incluindo jurados e convidados.
Os capitães das equipes foram escolhidos na sorte com uma brincadeira de pescaria. Mário foi um deles e escolheu Daniel, Edleide, Rafael, Fernando e Adílio para o time azul de Santo Antônio. Eles ficaram com a mandioca como ingrediente obrigatório de três pratos. Renato foi o outro líder e escolheu Bruno, Lays, Melina, Jason e Paraskevi para o time vermelho de São João. O ingrediente obrigatório foi o milho.
Ambas equipes tiveram momentos de desentendimento. Logo no começo participantes pegaram caixas inteiras com ingredientes como cebola e couve, deixando o outro lado sem, e precisaram negociar. Apesar de um bom começo, a desorganização tomou as duas cozinhas, com comida queimada quando ninguém estava olhando e saleiros perdidos no meio de tantos ingredientes na mesa.
O time vermelho seguiu bem o tema e usou milho em todos os prato
O time vermelho fez um cardápio inteiro com receitas de milho, mesmo sendo necessário usar apenas em três. Os salgados foram polenta com ragu de linguiça, churrasquinho de alcatra com farofa de pipoca e caldo verde com milho. Os doces foram bolo de milho cremoso com calda de goiabada, curau de milho e canjica branca (ou mungunzá). Para beber, um quentão.
O time azul tinha um ingrediente mais desafiador por causa do cozimento mais longo e por ter que descascar a mandioca. Por isso, eles diversificaram mais o cardápio com outros tipos de comida de festa junina. O time preparou arroz Maria Isabel, feijão tropeiro, espetinho, caldo de mandioca, doce de abóbora com coco e arroz doce. O quentão também foi a escolha de bebida.
O time azul montou um mesa diversificada com mandioca e outras comidas típicas de festa junina
Para eleger o vencedor, os times precisaram agradar chefs e convidados. Um voto veio dos 32 convidados da quadrilha de São João que, por 17 a 15, escolheu o time azul. O segundo voto veio da dupla sertaneja Lauana Prato e Tyrone, que elegeu o time vermelho como seu preferido. Sobrou para o trio de jurados dar o voto decisivo.
Para eles, os dois times tiveram alguns erros, como o quentão doce demais do time vermelho e a falta de açúcar do doce de abóbora do time azul. Mas eles ainda se surpreenderam por terem bons pratos apesar da confusão nas cozinhas. O arroz Maria Isabel que a Edleide fez foi individualmente o melhor prato. Mas o time vermelho se destacou com as melhores receitas em conjunto, principalmente a farofa de pipoca e o bolo de milho. Por causa disso, eles receberam o voto vencedor.
Mortadela em forma de espuma na prova de eliminação
Os integrantes do time que perdeu, Mário, Daniel, Edleide, Rafael, Fernando e Adílio, foram para a prova de eliminação. A gastronomia italiana com massa caseira de macarrão foi o tema, mas com uma reviravolta. A prova de reprodução pediu para os competidores prepararem um fettuccine com crispys de mortadela e uma inusitada espuma de mortadela com limão siciliano feito em uma garrafa sifão.
Inspirada na culinária italiano, prova de eliminação teve massa caseira e espuma de mortadela
A massa não era novidade para a maioria deles. Daniel e Rafael estavam confortáveis por terem família italiana. Para Edleide, foi o oposto, já que ela nunca fez massa caseira até então. A espuma de mortadela com limão siciliano, por outro lado, foi novidade para todos e o resultado variou. Alguns acertaram no ponto e no sabor, enquanto em outros a espuma talhou, ficou líquida demais ou até sem gosto. Na hora de apresentar para os jurados, algumas espumas espirraram e caíram até na roupa dos renomados chefs.
Na avaliação final, Edleide e Daniel foram os destaques positivos. Edleide surpreendeu com uma massa al dente e uma espuma deliciosa. Daniel também fez um prato equilibrado com massa na espessura certa e uma espuma saborosa. Em uma disputa acirrada, Daniel levou a melhor.
Adílio e Fernando ficaram na berlinda com os piores pratos. Adílio fez uma espuma sem gosto que tinha apenas sabor de creme de leite e uma massa pesada e gordurosa. O Fernando deixou a massa dura e grossa demais e a sua espuma tinha mortadela, mas o limão não apareceu. Como resultado, Adílio deixou mais a desejar e foi eliminado.
Próximo episódio vai do deserto ao mar com cactos e lulas
No próximo programa, os chefs amadores vão precisar se virar com um ingrediente inédito na caixa misteriosa: cacto. O chef alagoano Timoteo Domingos vai dar uma aula para usar o alimento e vai ajudar os jurados a eleger os melhores e os piores da rodada. Para a prova de eliminação, outro ingrediente inusitado: lula. Para saber como os participantes vão lidar com esses desafios, acompanhe as matérias do TudoGostoso!
Veja mais:
MasterChef 2022: pudim, banoffee, pastel de belém e outros doces em até 30 minutos no reality
Festas juninas do Brasil: conheça pratos típicos e se esbalde com tradições e espetáculos