O doce de abóbora caseiro é um daqueles doces de tacho que têm gostinho de infância raiz sem conservantes. Com ingredientes naturais e simples, aprender como fazer doce de abóbora é ótimo para trazer a nostalgia aos mais velhos e introduzir um novo sabor aos mais novos. O ingrediente principal é a abóbora, que por si só já tem um gosto mais adocicado. Rica em betacaroteno, zinco, selênio, magnésio, fósforo e cálcio, a abóbora pode ser consumida tanto como parte da salada, quanto como na sobremesa, sendo um dos vegetais mais versáteis que possuímos na dieta brasileira. Além dela, o doce também leva coco, cravo e canela, dando mais camadas de sabor. O doce de abóbora é uma delícia o ano inteiro, mas fica ainda melhor na época das festas juninas quando o ingrediente está na estação. Veja como fazer doce de abóbora caseiro e tenha uma sobremesa deliciosa com uma receita muito fácil!
Ingredientes (5 porções)
1 kg de abóbora cozida sem casca e cortada em pedaços médios 2 xícaras (chá) de açúcar 1 canela em pau 3 cravos-da-Índia Coco ralado fresco ou seco a gosto
Utensílios
Panela
Colher de pau
Colher para sobremesa
Pote hermético
Ao clicar em comprar você será redirecionado para o site da Amazon.com.br
Modo de preparo
- 1
Em uma panela grande colocar a abóbora, o açúcar, a canela e os cravos.
- 2
Levar para cozinhar em fogo brando com a panela tampada.
- 3
Mexa sempre e amasse com uma colher de pau para desmanchar a abóbora. Quando ela estiver bem cozida, retire a canela e os cravos, e junte o coco.
- 4
Deixe apurar mais um pouco e desligue o fogo.
- 5
O doce não pode ficar seco, tem que ficar bem úmido.
Informações adicionais
Qual a melhor abóbora para fazer o doce de abóbora?
Aqui no Brasil temos diversos tipos de abóbora que podem influenciar no resultado final do seu quitute. Portanto é importante você escolher a melhor para usar nesse modo de como fazer doce de abóbora conforme o seu paladar.
Para o doce de abóbora, você pode usar a abóbora de pescoço, a moranga e a cabotiá (ou japonesa). A de pescoço costuma ser mais fibrosa e úmida que as demais, além de ser versátil e ótima para usar em várias receitas com abóbora como pães, doces, salgados e saladas.
Já a moranga, conhecida pelo famoso prato de camarão na moranga, tem uma polpa mais firme e em menor quantidade que as outras. Se usá-la bem madura na sua receita de como fazer o doce de abóbora caseiro, ela vai deixar a sobremesa um pouco mais adocicada.
A cabotiá é a mais doce entre as três, além de ter uma casca dura com a polpa mais macia e sequinha. Por já ser bem docinha, pode ser que você tenha que diminuir o açúcar da receita de doce de abóbora. Caso fique doce demais, misture um pouco de creme de leite.
Independente da abóbora que escolher, não podemos negar que ela é bem gostosa. Aproveite as variedades dela para fazer receitas como o purê de abóbora, a sopa de abóbora, o risoto de abóbora cabotiá, o quibe de abóbora, o refogado de quiabo com abóbora e o bobó de camarão com abóbora.
Quer aprender como fazer doce de abóbora incrível? Então veja essas dicas
Se estranhou que o doce de abóbora tradicional não leva água no modo de preparo, relaxa que é assim mesmo! O ingrediente solta água enquanto cozinha, então normalmente não é necessário colocar mais água.
Mas, se você optar por uma abóbora mais seca e ver que não está soltando tanta água, é interessante colocar água aos poucos para ajudar a ter uma abóbora cozida sem grudar na panela.
Para adiantar a etapa de cozimento do doce de abóbora simples, é só cortá-la em pedaços menores. Para quem gosta de incrementar as receitas, pode colocar coco ralado, gengibre ou noz-moscada que vão dar um toque especial.
Depois de preparar o doce de abóbora, não esqueça de esterilizar o pote de vidro para guardá-lo. Assim, ele não vai se contaminar e terá a validade de 20 dias dentro da geladeira se estiver devidamente fechado.
Para desfrutar a abóbora de diversas formas, veja também:
Truque ajuda a cortar a abóbora com casca com facilidade - se quiser, você consegue descascar com uma colher!
Sementes de abóbora cruas X torradas: qual é o modo de consumo que garante mais benefícios?
Crocantes snacks de sementes de abóbora são perfeitos para um lanche nutritivo e delicioso